quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

São Paulo: Regulamentação cria nova sacolinha, verde, que pode ser reutilizada apenas para reciclagem


Regulamentação cria nova sacolinha, verde, que pode ser reutilizada apenas para reciclagem

http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/5202#ad-image-0

Com a regulamentação, sacolas descartáveis estão proibidas. Estabelecimentos comerciais têm até 5 de fevereiro para se adaptar às novas regras

14:59 07/01/2015
  •  

Veja benefícios e conheça dicas naturais para deixar o hábito de fumar

http://www.ecycle.com.br/component/content/article/67-dia-a-dia/2955-cigarro-fumar-habito-fumaca-consequencias-efeitos-abstinecia-doencas-eletronico-parar-beneficios-saude-meditacao-exercicios-fisicos-acupuntura-mudar-habitos-plantas.html

Fizemos uma lista de atitudes que você pode tomar para parar de fumar. Veja quais são os benefícios para a sua saúde

Como todos sabem, o cigarro faz mal à saúde. Mas o problema vai além disso, já que a bituca prejudica o meio ambiente, por mais que existam algumas formas de descarte correto. E mesmo com tanto conteúdo pelos meios de comunicação afora alertando para os problemas do cigarro (até com aquelas fotos chocantes nos maços), por que raios as pessoas ainda fumam?
Bom, em geral, isso acontece porque é um verdadeiro desafio conseguir parar de fumar. Há alguns métodos alternativos, como o cigarro eletrônico, sem contar os tratamentos e a indispensável força de vontade. Mas se você quiser mais uma mãozinha, vamos tentar ajudar. Primeiro, veja alguns dos benefícios que parar de fumar pode trazer para a sua vida (em prazos curto e longo) - clique na imagem para ver em tamanho maior:
Imagem: Ler Saúde
Bom, agora que você já se deu conta dos benefícios de parar de fumar, vamos às dicas. Elas não são mágicas e não farão você instantaneamente parar de fumar, mas a lista a seguir pode ser o pontapé inicial para que você repense e comece a se esforçar mais para largar esse hábito.
Antes, um alerta: esteja preparado, pois parar de fumar pode requerer mais energia e você não se sentirá em suas melhores condições físicas (mas se formos comparar isso com os 10 anos a menos que você viveria - porque essa é a média de anos que o cigarro tira de você - e com o fato de que fumantes estão mais propensos a resfriados e gripes, parar de fumar vai compensar bastante). No início, você pode ter mais fome do que o habitual, se sentir mal-humorado, deprimido, inquieto, ter insônia e dificuldades para se concentrar; mas tenha em mente que esses efeitos são temporários e eles irão desaparecer em alguns dias.

Investindo em métodos naturais

Há vários métodos farmacêuticos para parar de fumar, como o uso de vareniclina, adesivos de nicotina, chicletes, pastilhas e sprays nasais; tais métodos são mais eficazes estatisticamente, pois as pessoas que fazem uso deles têm maior tendência a não voltar a fumar. Também há métodos não farmacêuticos, para aqueles que não querem parar o vício utilizando outras "drogas" e querem fazê-lo de forma natural; para isso, os próximos itens serão úteis, lembrando que não há problema em sobrepor métodos naturais - isso pode até ser bom!
• Exercitar o corpo
Fazer exercícios físicos é a melhor maneira a curto prazo de desviar o desejo pela nicotina. Se você está com desejo de fumar, levante-se e comece a se exercitar o quanto antes possível. Cinco minutos de atividade física de intensidade moderada (subir e descer alguns lances de escadas, caminhar pelo quarteirão, fazer yoga, etc. -veja outras dicas de atividades físicas rápidas aqui) aliviam o anseio pelo cigarro e os sintomas também. Ou ainda, se você puder fazer exercícios durante 45 minutos, além de melhorar sua frequência cardíaca, isso irá ajudar o seu organismo a reconhecer os benefícios físicos de parar de fumar, como o aumento da função pulmonar (o que consequentemente melhorará sua respiração quando você estiver se exercitando).

• Meditar
Meditar pode ser muito útil no processo de deixar o hábito de fumar, não somente porque reduz o desejo pelo cigarro, mas também porque treinar o autocontrole pode mudar a forma como você responde a esses impulsos quando eles surgem. Respire fundo e limpe sua mente toda vez que você quiser acender um cigarro. Em vez de lutar contra a vontade de fumar, analise-a, questione-a e, em seguida, esvazie a sua mente. O controle da mente pode até ser um método "simples", no entanto, pode ser uma ferramenta muito poderosa também.

• Usar plantas
Fazer uso de plantas herbáceas em alimentos ou mascando-as, como a erva-de-são-joão (também conhecida como hipérico) ou a lobélia, pode te ajudar a relaxar nos momentos de tensão que você sentirá quando começar a parar de fumar. A lobélia tem a vantagem de fazer com que o cigarro tenha um gosto ruim a algumas pessoas. Lembre-se de conversar com o seu médico antes de utilizar estas plantas, pois elas podem interferir nos efeitos de outros medicamentos que você estiver tomando.

• Acupuntura
Fazer acupuntura tem eficácia semelhante aos substitutos da nicotina: ela ajuda bastante nos estágios iniciais, mas após um ano, assim como os adesivos de nicotina e pílulas, ela surte um efeito placebo. Para algumas pessoas, acupuntura pode ser muito eficaz nas primeiras semanas sem cigarro e, às vezes, isso pode ser tudo que você precisa para conseguir deixar o vício.

• Mudar hábitos
Sair de férias ou fazer qualquer outra alteração em seus horários e hábitos. Estar fora do seu ambiente natural e respirando novos ares pode facilitar a superação dos primeiros dias, que são os mais desafiadores. Passar uns dias mais agitados em outro país ou até mesmo em outro estado pode te ajudar a se distrair, apesar de todo o desconforto que sentirá inicialmente.

Pronto para encarar esse desafio? Acredite em si e mude seus hábitos, pois os benefícios serão gratificantes.
Fonte MNN
Veja também: