domingo, 20 de setembro de 2015

NASA alerta que água do planeta poderá acabar em futuro não distante

NASA alerta que água do planeta poderá acabar em futuro não distante

seca falta agua nasa
Em um futuro não tão distante, a água do planeta pode simplesmente acabar. O que poderia ser enredo de um filme apocalíptico na verdade é um alarme lançado pela agência espacial norte-americana, a Nasa.
De acordo com as informações divulgadas pela agência NASA, o órgão analisou fotos de satélites e chegou a conclusão de que mais da metade dos aquíferos subterrâneos da Terra está desaparecendo.
Dos 37 aquíferos mais importantes para a vida no planeta, 20 já ultrapassaram o ponto crítico; e 13 destes estão com reserva tão baixa que passaram para uma categoria de emergência. De acordo com a Nasa, esses dados revelam que a humanidade está consumindo (e despediçando) mais água do que o planeta tem a oferecer.
Essas reservas de água naturais fornecem aproximadamente 35% da água utilizada pelos seres humanos. Em entrevista ao The Washington Post, o cientista da Nasa Jay Famiglietti chama a atenção para a gravidade do problema e ressalta que o crescimento populacional e desenvolvimento de atividades ligadas à agricultura e de mineração só agravem a situação.
Para que a situação seja revertida e os aquíferos sejam “salvos”, seriam necessários milhares de anos. Atualmente, a região que mais deve se preocupar com o esgotamento da água no planeta é a da península arábica, que abriga mais de 60 milhões de pessoas. Dentre os casos mais alarmantes também estão a Índia, Paquistão, Líbia e Níger.