quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Jogo sobre sustentabilidade para crianças

06/01/2015 18h37 - Atualizado em 07/01/2015 11h01

Alunos da Unitau criam jogo sobre sustentabilidade para crianças

http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2015/01/alunos-da-unitau-criam-jogo-sobre-sustentabilidade-para-criancas.html

No jogo, as crianças se divertem passeando por cômodos de uma casa.
Para conquistar pontos, jogadores devem optar pela escolha sustentável.

Do G1 Vale do Paraíba e Região (*)
Alunos da Unitau criam jogo sobre sustentabilidade para crianças (Foto: Divulgação)Alunos da Unitau criam jogo sobre sustentabilidade para crianças. (Foto: Divulgação)
Com o objetivo de ensinar hábitos sustentáveis para crianças, dois estudantes da Universidade de Taubaté (Unitau) criaram um jogo educativo para computador que diverte e educa crianças. O objetivo da ferramenta é mostrar de maneira divertida a importância das escolhas sustentáveis para o meio ambiente.
A ideia de criar esse "mundo virtual" veio do estudante Alan César de Oliveira, de 24 anos, e da Flávia Nogueira Costa, de 26 anos, durante o projeto de conclusão do curso de engenharia de computação. "Decidimos criar o jogo, o tema veio logo depois em uma conversa com o professor. Sustentabilidade é um tema bem amplo e sentimos falta no mercado desse assunto direcionado às crianças", afirmou Alan de Oliveira.
No jogo, as crianças se divertem passeando por cômodos como o quarto, banheiro, sala e cozinha. Em cada fase, a criança se depara com situações do cotidiano e precisam optar pela prática mais adequada, como o banho mais rápido e a economia de água ao escovar os dentes. As situações vivenciadas e as escolhas da personagem determinarão seu futuro no game.
Alunos da Unitau criam jogo sobre sustentabilidade para crianças (Foto: Divulgação)
No jogo, crianças devem escolher a opção mais
sustentável. (Foto: Divulgação)
"O jogo tem quatro fases, em uma delas, na cozinha, a criança se depara com uma pia cheia de louças e precisa escolher uma das três opções de ações, sendo que uma delas é a mais sustentável e a correta", conta o estudante. O jogo "Vida Sustentável" também aborda assuntos como desperdício de recursos naturais, coleta seletiva e reciclagem.
Testes
Como ainda não está no mercado, uma fase de testes foi realizada com cerca de dez crianças com idade entre 8 e 14 anos. "A aceitação foi ótima, as crianças gostaram do jogo e conseguiram absorver bem o conteúdo do jogo", disse. Para medir o conhecimento adquirido, a dupla disponibilizou um questionário antes e depois da brincadeira, com perguntas direcionados ao tema sustentabilidade.

Para o futuro, os estudantes planejam disponibilizar o jogo online gratuitamente até maio de 2015 e realizar um novo testes com crianças em outra escola. Além de criar novas fases e expandir o jogo em versões mais simples para celular. "O projeto completo constitui em mais fases, mas estamos utilizando essa versão mais simples para testar. Nosso foco agora é terminar o projeto para computador e já disponibilizar para download", afirmou.
(*) Colaborou: Ana Paula Cunha