terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Cachorro quente...

6/01/2015 16h15 - Atualizado em 06/01/2015 16h18

Cães que virariam comida na Coreia do Sul chegam aos EUA para adoção

Cães foram resgatados de fazenda que os criava para consumo humano.
Fazendeiro sul-coreano recebeu compensação e passará a cultivar mirtilos.


Da France Presse
 Cachorro chamado Snowball (bola de neve, em inglês), que era criado para consumo humano, foi resgatado na Coreia do Sul e será adotado nos EUA (Foto: AFP Photo/Robert MacPherson)Cachorro chamado Snowball (bola de neve, em inglês), que era criado para consumo humano, foi resgatado na Coreia do Sul e será adotado nos EUA (Foto: AFP Photo/Robert MacPherson)
Uma dúzia de cachorros que seriam abatidos para virarem comida na Coreia do Sul chegaram esta semana à região de Washington, nos Estados Unidos, para serem adotados como bichos de estimação.
Eles foram os primeiros de um total de 23 cachorros que serão levados para o território americano esta semana, como parte de uma campanha para combater o uso de carne de cachorro no leste asiático.
A Sociedade Humanitária Internacional (HSI, na sigla em inglês), com sede em Washington, localizou os cachorros em uma fazenda de Ilsan, que fica perto de Seul, onde eles estavam sendo criados especificamente para o consumo humano.
 Cachorro recém-chegado da Coréia do Sul é fotografado em abrigo nos EUA AFP (Foto: AFP Photo/Robert MacPherson)
Cachorro recém-chegado da Coreia do Sul é
fotografado em abrigo nos EUA AFP
(Foto: AFP Photo/Robert MacPherson)
O fazendeiro - que declarou ter um carinho especial por cachorros - concordou em abrir mão dos animais e aceitar uma oferta de compensação, passando a cultivar mirtilos como sustento, segundo a diretora do HSI Kelly O'Meara.
Depois de um longo voo de Seul, os cães foram acolhidos em canis, nesta segunda-feira (5), na Liga pelo Bem-Estar Animal de Alexandria, cidade americana do estado da Virgínia.
A HSI tem trabalhado com grupos locais na China, Filipinas, Tailândia e Vietnã para sensibilizar o público sobre a questão do comércio da carne de cachorro. "Mas a Coreia do Sul é incomum porque lá os cães são criados em fazendas para suprir a demanda", diz Kelly, enquanto outros países matam cães selvagens para o consumo de carne.
Cachorro sul-coreano que viraria comida tem chance de vida nova nos EUA (Foto: AFP Photo/Robert MacPherson)
Cachorro sul-coreano que viraria comida tem chance
de ser adotado e ter vida nova nos EUA
(Foto: AFP Photo/Robert MacPherson)
Todo ano, entre 1,2 milhões e 2 milhões de cachorros são consumidos no país, segundo ela. A demanda é suprida por centenas de fazendas que criam os animais.
Kelly diz que é a primeira vez que cachorros da Coreia do Sul destinados para o consumo humano foram resgatados e trazidos para os Estados Unidos, onde existe uma demanda grande por cães para adoção.
Todos os 23 cachorros sul-coreados - a segunda leva chegará nesta terça-feira - passarão por exames veterinários em Alexandria, antes de serem distribuídos entre cinco abrigos para adoção.
"Ao ajudar esses 23 cachorros, estaremos ajudando muitos outros na Coreia do Sul", ao sensibilizar o público sobre o consumo desse tipo de carne, diz Megan Webb, diretora exexutiva da Liga pelo Bem-Estar Animal de Alexandria, que promove a adoção de cerca de mil cães por ano.
Cachorro resgatado bebe água dentro de gaiola, ao chegar nos EUA nesta segunda-feira (5) (Foto: AFP Photo/Robert MacPherson)Cachorro resgatado bebe água dentro de gaiola, ao chegar nos EUA nesta segunda-feira (5) (Foto: AFP Photo/Robert MacPherson)
Cachorro chega aos Estados Unidos depois de ser resgatado na Coreia do Sul, onde viraria comida (Foto: AFP Photo/Robert MacPherson)Cachorro chega aos Estados Unidos depois de ser resgatado na Coreia do Sul, onde viraria comida (Foto: AFP Photo/Robert MacPherson)