terça-feira, 14 de outubro de 2014

ANA abre inscrições para cursos gratuitos à distância sobre água

ANA abre inscrições para cursos gratuitos à distância sobre água

http://ciclovivo.com.br/noticia/ana-abre-inscricoes-para-cursos-gratuitos-a-distancia-sobre-agua
13 de Outubro de 2014 • Atualizado às 10h39


Estão abertas as inscrições para cinco mil vagas em cursos gratuitos à distância, oferecidos pela Agência Nacional de Águas (ANA), sobre temas da área de recursos hídricos, como monitoramento da qualidade da água e comitês de bacias hidrográficas. As matrículas podem ser realizadas através da página de cursos a distância da ANA. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e cada aluno poderá se inscrever em até dois cursos.
Já no período entre os dias 13 e 19, acontecerá o curso Sala de Situação: Fique por Dentro, que ensina sobre a Sala de Situação da ANA, que monitora eventos críticos, como cheias e secas. Esta capacitação tem quatro horas de carga e é aberta a todos os interessados no tema. Neste caso, todas as pessoas que se inscreverem poderão participar, sem limite de vagas. Após as inscrições, os alunos terão 24 horas para receberem por e-mail as orientações para realização da capacitação.
Três cursos terão atividades de 21 de outubro a 16 de novembro. Com carga de 40 horas, o cursoCaminho das Águas visa a promover a educação e a conscientização da sociedade, a partir de conceitos e práticas sustentáveis relacionadas aos recursos hídricos
O curso Comitê de Bacia: o que É e o que Faz? tem como público membros de comitês, agentes gestores e demais interessados. Com 20 horas de carga, a capacitação aborda as atribuições e responsabilidades destes colegiados – que são parlamentos da água nas bacias – e incentiva a participação da sociedade na gestão de recursos hídricos. No caso da capacitação o curso deMonitoramento da Qualidade da Água, as atividades têm uma carga de 40 horas.
Para o curso Medindo as Águas do Brasil: Noções de Plu e Fluviometria estão previstas duas turmas, sendo que a primeira terá atividades entre 21 de outubro a dois de novembro e a segunda irá de três a 16 de novembro. Com carga de dez horas, a capacitação tem o objetivo de ensinar conceitos sobre as medições das águas da chuva (pluviometria) e dos rios (fluviometria). O curso também aborda o gerenciamento, uso e importância das informações coletadas; a automação na coleta de dados; e a Rede Hidrometeorológica Nacional.
Os alunos que atingirem a partir de 60% de aproveitamento nas avaliações receberão certificado digital. O tempo de duração pode ser menor que o previsto, conforme o desempenho de cada participante. Para facilitar a aprendizagem, as atividades estão estruturadas através de uma navegação sequencial entre módulos e o material está disponível em formato PDF.