sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Simpósio Internacional sobre Urbanismo Ecológico será realizado em São Paulo


Simpósio Internacional sobre Urbanismo Ecológico será realizado em São Paulo




O Simpósio Internacional Urbanismo Ecológico reunirá arquitetos, planejadores e urbanistas, teóricos, políticos e líderes do terceiro setor para debater o meio urbano sob diversos temas abordados no livro homônimo. Urbanismo ecológico (Editora Gustavo Gili, 2014) surge exatamente da urgente necessidade de abordar o urbanismo sob um enfoque da ecologia como método prático e criativo para enfrentar a realidade da cidade, e assim se constitui em uma aposta deliberada pela consolidação definitiva do conceito de “urbanismo ecológico” por meio da compilação de uma série de textos-chave sobre a matéria. 
A Rede Nossa São Paulo é correalizadora do evento por meio do Programa Cidades Sustentáveis.
Oded Grajew, coordenador geral da Rede Nossa São Paulo, participará da mesa de discussão "Bordas da Cidade", acompanhado dos especialistas: Christian Werthmann, da Universidade Leibniz Hannover; Ermínia Maricato, da Universidade de São Paulo; Fernando de M. Franco, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo; Nelson Brissac, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; José Armênio de Brito Cruz, da Escola da Cidade e Paulo Saldiva, da Universidade de São Paulo.
O moderador Guilherme Wisnik, da Universidade de São Paulo, guiará a discussão passando por temas como infraestrutura, paisagens produtivas, vulnerabilidade social, desenvolvimento local, preservação contra a expansão e resiliência.
Exposição Urbanismo Ecológico
Na exposição, todas as páginas do livro Urbanismo Ecológico são impressas em tecido, penduradas em uma estrutura de 1,70m de altura e expostas ao ar livre no jardim suspenso do Centro Cultural São Paulo. O livro, editado por Mohsen Mostafavi e Gareth Doherty, parte de um enfoque interdisciplinar no qual se unem os olhares de arquitetos, planejadores e desenhistas urbanos, teóricos, economistas, engenheiros, artistas e cientistas, entre outros profissionais. O resultado é um amplo panorama que contribui para desenhar a imagem plural, complexa e repleta de nuances que o sistema urbano assume quando estudado sob a ótica ecológica. Em suma, trata-se de uma contribuição importante que atesta o nascimento de uma nova ética e estética do meio urbano. A mostra é realizada em conjunto com o lançamento do livro e o simpósio no dia 14 de outubro de 2014.
Serviço
Inscrições: Clique aqui para realizar sua inscrição (atenção: cadastro tem por objetivo otimizar o credenciamento e não assegura prioridade de presença, sendo a lotação do auditório preenchida por ordem de chegada). Entrada Franca.

Data: 14 de outubro de 2014;
Horário: 9:00 às 17:00 (simpósio) e 17:00 às 19:00 (lançamento do livro);
Local: Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1.000 Paraíso, São Paulo - SP. O simpósio acontecerá no Auditório Jardel Filho e o lançamento do livro no Jardim Suspenso lateral Vergueiro.

Para mais informações acesse: http://brazil.drclas.harvard.edu/ecological-urbanism