segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Tecnologia a favor das florestas e do produtor rural

Tecnologia a favor das florestas e do produtor rural

1 DIA ATRÁS

Gado, floresta e cultivo agrícola. Brasil aposta em produção rural integrada e mais inteligente.


>

Tecnologia a favor das florestas e do produtor rural

Produção equilibrada de grãos, carne, leite e madeira em uma mesma área rural.
Uma tecnologia a favor da produção agrícola que desmata menos e pode amplificar a renda do produtor rural no Brasil. O que parecia um paradoxo se torna viável com a iLPF – Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. A proposta incentiva a produção equilibrada de grãos, carne, leite e madeira em uma mesma área rural.
Segundo as pesquisas, os benefícios do iLPF são muitos, e começam pelos ganhos ambientais, com melhorias no solo, além da redução da pressão por desmatamento, diversificação na renda do produtor rural e diminuição das emissões de gases de efeito estufa. A iLPF ainda equilibra a utilização dos recursos naturais e mantém a qualidade da água.
Hoje, aproximadamente 2 milhões de hectares utilizam os diferentes formatos da iLPF e a estimativa é que, para os próximos 20 anos, a estratégia possa ser adotada em mais de 20 milhões de hectares. Com a prática da produção rural integrada, a expectativa é de duplicar a produção de grãos e de produtos florestais e triplicar a produção pecuária nos próximos 20 anos, o que certamente trará benefícios financeiros para os produtores rurais e para o País. Assim, com a iLPF, ganham a economia, o produtor e as florestas.
Quem apresenta a tecnologia é a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – junto com outras inovações para plantio e cultivo. Saiba Mais.