sexta-feira, 26 de setembro de 2014

11 ciclovias serão conectadas à Av. Paulista

11 ciclovias serão conectadas à Av. Paulista

15 de Setembro de 2014 • Atualizado às 11h54


A contragosto de muitos e para a alegria de tantos outros, a construção de uma ciclovia na principal avenida de São Paulo está mais que confirmada. Na última terça-feira (9), o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, apresentou a proposta que será implantada até junho de 2015.
Segundo o projeto, a faixa exclusiva para bicicletas na Avenida Paulista terá quatros quilômetros de extensão, será instalada no canteiro central - que será alargado em 25 centímetros de cada lado -, e se conectará com mais onze ciclovias, ligando Zona Oeste, Sul e Centro.
O primeiro passo será implantar ciclovias nas ruas do entorno da Paulista, como Bela Cintra, Frei Caneca, Pamplona. Estas obras serão realizadas neste ano. No início de 2015 começará a construção do principal trajeto: o eixo Paulista - Bernardino de Campos.

Na Avenida Bernardino de Campos a ciclovia também será feita no canteiro central. Por conta disso, será feito o aterramento da fiação elétrica. As árvores neste trecho serão preservadas, ao contrário da Paulista onde os tanques que hoje abrigam plantas e flores serão retirados.

Para evitar acidentes envolvendo ciclistas e pedestres no momento de travessia, o documento prevê, para ambas as avenidas, a criação de uma área de acomodação para as pessoas que não conseguirem atravessar as duas faixas de uma só vez, assim como para os ciclistas. Veja nas imagens abaixo:


Durante o período de obras, a ciclofaixa de lazer, que funciona aos fins de semana, será desativada.
O projeto ficará à disposição nas páginas da CET e da Secretaria por dois meses, de forma que a população pode conhecer e levantar dúvidas ou ressalvas, confira aqui.
Redação CicloVivo