quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Nova máquina de lavar roupas usa apenas um copo de água

Nova máquina de lavar roupas usa apenas um copo de água

20/02/2014

Detergente especial à base de polímeros polariza e atrai partículas de sujeira para que elas sejam sugadas. Outra vantagem é não precisar separar roupa por cor.


>

Nova máquina de lavar roupas usa apenas um copo de água

Máquina tradicional gasta 120 L por lavagem
Você sabe quanto sua máquina de lavar gasta de água? Pelo menos 120 litros por programa de lavagem, quantidade que, por sinal, é a mesma para atender às necessidades diárias de consumo e higiene de uma pessoa, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas).
Pesquisadores da Universidade de Leeds, na Inglaterra, resolveram trabalhar para mudar essa realidade e desenvolveram uma técnica de lavar roupa bem mais econômica. A Xeros é uma máquina de lavar que utiliza apenas um copo de água e algumas gotas de um detergente especial, feito à base de polímeros.
Os pesquisadores descobriram que esses polímeros se polarizam e atraem as partículas de sujeira, criando uma mistura pastosa, que é sugada pela máquina. E o melhor é que o detergente não é perdido, podendo ser reutilizado em 500 lavagens, além de ser reciclável.
Outra vantagem é que não haveria mais a necessidade de separar as peças por cor, já que, com pouca água e sabão, não há a possibilidade de nada ficar manchado. Incrível, não é? Infelizmente, ainda não há previsão para a comercialização da Xeros para uso doméstico, mas já estamos na contagem regressiva!