sábado, 9 de agosto de 2014

Sabor e sustentabilidade embarcam num contêiner

Sabor e sustentabilidade embarcam num contêiner

Publicação: 08 de Agosto de 2014 às 00:00 | Comentários: 0http://tribunadonorte.com.br/noticia/sabor-e-sustentabilidade-embarcam-num-conteiner/289825
Produto artesanal e estrutura sustentável. É o que se vê e o que se saboreia na Hamburgo Style Steak, hamburgueria aberta há cinco meses em Cidade Verde. A casa de lanches foi montada num espaço aberto, com a cozinha instalada num contêiner – daqueles normalmente vistos em portos e companhias marítimas. O empresário Thiago Rodrigues juntou o gosto por bons hambúrgueres com o seu negócio de produção de contêiners.
Thiago conta que trabalha há anos com a construção de contêiners, e também sempre foi um apaixonado por hambúrgueres. De certa forma, ele uniu as duas coisas no novo negócio. “O contêiner personalizado, além do visual diferente, é mais durável e não ofende o meio-ambiente. Também optei por usar lâmpadas de led e um gramado em vez de um piso, para não esquentar o ambiente”, explica. Ele ressalta que contêiners podem ser usados até na construção de boas residências e vários tipos de lojas.  
O mesmo cuidado foi utilizado no cardápio. Thiago convocou o chef argentino Mario Soltak – vencedor de vários festivais gastronômicos do circuito potiguar - para elaborar as iguarias da casa. Os pães dos hambúrgueres são fornecidos por uma padaria com contrato exclusivo com a Hamburgo. Vários ingredientes dos molhos – todos feitos no local - vêm de hortas orgânicas de Macaíba.

“O uso máximo de produtos de qualidade contribui para o sabor diferenciado dos nossos sanduíches. E o chef Mario deu o toque de mestre na combinação de carnes e molhos”, afirma. Itens como alface americana, cebolinha, manjericão e tomate cereja são todos de origem orgânica. Thiago conta que já fazia hambúrguer em casa para a família, e deu algumas sugestões ao chef.
Os hambúrgueres estão disponíveis em carne bovina, suína, de frango, salmão, e também uma versão vegetariana (feita de abobrinha, cenoura e quinua). Os de carne vermelha e branca são grelhados e depois vão para a chapa, já os de salmão e vegetariano são feito só na chapa. Entre as seis opções de molho, estão os de wassabi, mel, cebolinha, e barbecue. “Minha inspiração veio de uma hamburgueria chamada A Chapa, de São Paulo. Acho que é o melhor que já provei, e queria ter a mesma qualidade que eles”, diz.

O proprietário afirma que em breve entrarão novos sabores no cardápio, que ainda estão em testes. Mesmo assim, ele ressalta que uma das qualidades de seu menu é ser enxuto. “É melhor assim, pois a gente pode manter a qualidade do que é servido com mais facilidade”, afirma Thiago. 

Serviço:
Hamburgo Style Steak. 
Av. Gastão Mariz, s/n, Cidade Verde. 
Aberto de terça a domingo, das 17h30 à 0h. 
Tel.: 2226-7303. 

Brasil avalia experiências internacionais em redes e cidades inteligentes


Brasil avalia experiências internacionais em redes e cidades inteligentes

Com informações do MCTI - 05/08/2014
Brasil avalia experiências internacionais em redes e cidades inteligentes
Por enquanto, as cidades inteligentes prometem mais mudanças no que você não vê do que naquilo que você vê.[Imagem: BBC]
Especialistas brasileiros fizeram uma visita à União Europeia para identificar desafios a serem enfrentados pelo país para alavancar o setor de redes elétricas inteligentes (smart grids).
Segundo o grupo, será necessário investir em infraestrutura, laboratórios avançados, formação de recursos humanos de alta qualificação, realizar pesquisa aplicada e adequar a legislação e a política industrial brasileira.
Na Itália, na França e na Espanha, o grupo visitou agências reguladoras, empresas distribuidoras de energia elétrica, fabricantes e centros de pesquisa.
"No Brasil temos pesquisadores, empresas, regulação, ciência e tecnologia, muitos projetos-pilotos, mas precisamos sincronizar tudo isso para aproveitarmos essa oportunidade de mercado de modo que haja participação efetiva da indústria nacional", avalia Eduardo Soriano, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Também integraram a missão representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Finep/MCTI.
Para o responsável pelos projetos de redes elétricas inteligentes da ABDI, Carlos Frees, a viagem atendeu às expectativas pelos contatos feitos com organizações e instituições de governança de energia e pela identificação de modelos de negócios diferenciados e de empresas e laboratórios que estão desenvolvendo tecnologia na área.
Redes e cidades inteligentes
O conceito de rede inteligente, em termos gerais, é a aplicação de tecnologia da informação (TI) para o sistema elétrico, integrado aos sistemas de comunicação e infraestrutura de rede automatizada de forma a tornar o processo mais eficiente.
Na Europa, contudo, já se inicia a ligação entre os sistemas de energia, gás e hídrico dentro de um contexto mais ampliado para as futuras "cidades inteligentes".
O termo cidade inteligente diz respeito a um conjunto de soluções urbanísticas e tecnológicas visando ao desenvolvimento sustentável e à qualidade de vida.
O conceito se baseia no crescimento planejado, na combinação adequada entre recursos e atividades e na participação dos cidadãos, com as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) como uma das principais ferramentas.
O grupo pretende realizar um workshop sobre as redes e cidades inteligentes na segunda quinzena de setembro, no qual serão apresentadas experiências internacionais e projetos com potencial de aproveitamento no Brasil.