segunda-feira, 21 de julho de 2014

Brasil e Índia se unem nas áreas de meio ambiente e de troca de dados

Brasil e Índia se unem nas áreas de meio ambiente e de troca de dados

by Athos Moraes | quinta-feira, jul 17, 2014 

17/07 - A presidenta Dilma Rousseff e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, assinaram nessa quarta-feira (16) três acordos nas áreas de meio ambiente, processamento de dados de satélite e troca de informações sobre cidadãos. Eles participam da 6ª Reunião de Cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que ocorre desde ontem (15) em território brasileiro.
O acordo na área ambiental visa a desenvolver pareceria em diversos temas: mudança climática, diversidade biológica, reflorestamento, conservação de recursos hídricos, gestão de resíduos, biocombustíveis produtos derivados de plantas medicinais, qualidade do ar.
Os dois países ainda firmaram acordo que define as condições para expansão do recebimento e processamento de dados de satélites de sensoriamento remoto indianos pela estação terrestre brasileira de gestão de recursos naturais, localizada em Cuiabá (MT). As imagens contribuirão para combater queimadas na Amazônia.
Na área consular, Brasil e Índia assinaram memorando de entendimento que estabelece mecanismo de consulta entre consulados e movimentação de pessoas entre os dois países.
Segundo o Itamaraty, o intercâmbio comercial entre os países aumentou de US$ 1 bilhão, em 2003, para US$ 9,49 bilhões no ano passado. A Índia ocupa a 12ª posição entre os principais parceiros comerciais do Brasil.
Brasil e Índia se unem nas áreas de meio ambiente e de troca de dados - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasil e Índia se unem nas áreas de meio ambiente e de troca de dados – Marcelo Camargo/Agência Brasil
Da Agência Brasil
Edição Final: Athos Moraes/Folha Paulistana