quarta-feira, 16 de julho de 2014

Chácara do Jockey vai virar parque municipal

Qua, 16/07/2014 às 18:06

Em SP, Chácara do Jockey vai virar parque municipal



Adriana Ferraz e Rafael Italiani | Agência Estado

A Chácara do Jockey, uma área verde de 169 mil m² localizada na região do Butantã, na zona oeste de São Paulo, será transformada em parque municipal. O anúncio será feito na tarde desta quinta-feira, 17, pelo prefeito Fernando Haddad (PT), que deve pagar R$ 64 milhões pela desapropriação do terreno utilizado atualmente como escolinha de futebol. Dono da área, o Jockey Club de São Paulo aceitou negociar o valor em troca de um abatimento na dívida de IPTU que mantém com a Prefeitura.
O orçamento foi aprovado em reunião realizada nesta terça-feira, 15, na Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. Mas, de acordo com o Jockey, o valor ainda pode ser alterado. O futuro parque fica na Avenida Professor Francisco Morato e foi adquirido nos anos de 1970 para servir como apoio no treinamento dos animais. Desde 2005, no entanto, somente o clube de futebol Pequeninos do Jockey funciona no local.
A decisão de abrir a área à população vem ao encontro do desejo da população local, que já promoveu manifestações e abaixo-assinados pela instalação do parque. Na gestão do prefeito Gilberto Kassab (PSD), o terreno chegou a ser considerado de interesse público, mas o decreto que permitiria a desapropriação expirou sem que a Prefeitura fizesse uma proposta formal pelo local. Uma página no Facebook também foi criada pelos vizinhos da Chácara Jockey com o objetivo de pressionar a Prefeitura e a Câmara Municipal a dar uso público ao espaço.
Na tarde desta quarta-feira, 16, os organizadores da página comemoram o anúncio e informaram que aguardam a presença de Haddad no local às 14h30 desta quinta. A Prefeitura ainda não divulgou a agenda do prefeito, mas a direção do Jockey já confirmou presença.

Plenária do Fórum Agenda 21 Macro Leste

Convidamos para a Plenária do Fórum Agenda 21 Macro Leste:
Data: 19/07/2014 (sábado)
Horário: 10h-13h
Local: Espaço Benfeitores da Natureza - Sesc Itaquera

Pauta:
10h- Plenária
 
11h30 - GT Conflitos da Ocupação Urbana 


Forte abraço

Cintia Okamura
 



http://forumag21macroleste.webnode.com.br

Obs. A plenária reúne representantes dos três setores (poder público,
iniciativa privada e sociedade civil) das onze regiões administrativas que
compõe a Macro Leste (Aricanduva, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo,
Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, Mooca, Penha, São Mateus, São Miguel
e Vila Prudente)  e ocorre uma vez por mês (3º sábado)