http://blog.gbcbrasil.org.br/wp-content/uploads/2014/06/water-theatre.jpg
Num mundo onde milhares de pessoas não têm acesso a água potável, a dessalinização é algo indispensável. Mas não podemos nos dar ao luxo de gastar combustíveis fósseis para isso.
Graças a uma maravilha arquitetônica criada por Charlie Paton, o Teatro das Águas, já é possível dessalinizar a água sem gastar recursos naturais, usando somente energia solar, eólica e marítima. Localizado na cidade de Las Palmas, nas Ilhas Canárias, o teatro leva a arquitetura moderna a uma nova dimensão, transformando água do mar em água fresca e resfriada.
A água do mar é bombeada para canos plásticos e resfriados, depois é borrifadasobre uma superfície absorvente. O ar quente vindo do mar passa por essa superfície e faz a água evaporar e deixando o sal para trás, a corrente de ar leva o vapor até a superfície dos canos frios. Ao entrar em contato com a superfície mais fria, a água condensa e escorre até o reservatório, pronta para o uso. Fresca, pura e potável, sem gastar energia.
Além de ajudar o planeta o local contribui também para a cultura, funcionando como um teatro a céu aberto. Seu criador diz que sistemas parecidos podem ser instalados em qualquer lugar do mundo em que a escassez de água seja um problema.