sexta-feira, 20 de junho de 2014

8º melhor parque do mundo!

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/noticias/?p=173327



Parque Ibirapuera, administrado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, foi eleito o 8º melhor parque do mundo e, também, o melhor do Brasil, pelos visitantes do site TripAdvisor.
O Ibirapuera conta com um bom histórico em competições, tendo sido eleito, em junho de 2013, omelhor parque da América do Sul, também pelo TripAdvisor.
Inaugurado em 21 de agosto de 1954, possui uma vegetação diversa em seus 1,6 milhão de metros quadrados, abriga equipamentos culturais públicos, como a Fundação Bienal, o Museu Afro Brasileiro, o MAM e a OCA. Além de locais destinados as plantas, fauna e a Escola de Jardinagem e Astrofísica.
Visite o parque que está localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana. 
 







Seis estádios do Mundial recebem certificação LEED



2014-06-19
Seis estádios do Mundial recebem certificação LEED

Seis estádios do Campeonato Mundial de Futebol 2014, actualmente a decorrer no Brasil, receberam a certificação de sustentabilidade LEED. Entre os seis, está o mítico Maracanã, no Rio de Janeiro, cuja instalação de painéis solares fotovoltaicos na cobertura, os reservatórios para aproveitamento da água da chuva e a recolha selectiva de resíduos lhe valeram a ‘medalha’ LEED Prata.

Para além do Maracanã, também o Arena Fonte Nova, o Arena Multiuso, ambos em Salvador, o Mineirão em Belo Horizonte e o Arena da Amazónia em Manaus foram certificados com LEED Prata (o terceiro nível numa escala de quatro). Por sua vez, o Castelão Arena, em Fortaleza, obteve o selo LEED (quarto nível).

O Castelão Arena (Fortaleza) regista a redução de 67,6% na utilização de água potável e de 12,7% do consumo anual de energia. Para além disso, 97% dos resíduos resultantes do projecto foram desviados do aterro. Em Salvador, no Arena Fonte Nova, 20% dos materiais de construção usados são reciclados, 75% dos resíduos foram desviados de aterro e 35% da energia eléctrica utilizada provém de fontes renováveis.

O Brasil está entre os cinco países com mais projectos com o selo LEED, chegando aos 3 milhões de m2 de área certificada. Apesar de todas as polémicas que acompanharam a construção dos estádios para a competição internacional, a incorporação de soluções mais sustentáveis nestas infra-estruturas são mais uma evidência do compromisso brasileiro com a construção ‘verde’, considera o US Green Building Council.

“Mesmo com as melhores equipas do mundo a subirem ao campo, os estádios estão também nos holofotes, mostrando não só a aplicabilidade e adaptabilidade do sistema de classificação de construção sustentável LEED, mas também a posição líder do Brasil na frente deste movimento de edifícios verdes com elevado desempenho”, afirmou o presidente, CEO e fundador do USGreen Building Council, Rick Fedrizzi. “A FIFA e o governo brasileiro mostraram uma grande liderança e compromisso na mitigação do impacto ambiental das infra-estruturas deste Mundial e em torná-las num exemplo de construção sustentável para a comunidade internacional”, continuou.

“Depois de mais de 60 anos da sua conclusão para o Mundial de 1950, o Maracanã está a fazer história novamente”, declarou Felipe Faria, do Green Building Council Brasil. “Na verdade, o Brasil inteiro está a fazer história com estes estádios LEED (...) Os vários elementos ‘verdes’ incorporados nestes estádios vão reduzir o impacto ambiental dos jogos no Brasil, desde a melhoria do acesso de trânsito a uma menor utilização de água e de energia”.

O sistema LEED classifica os edifícios de acordo com o número de pontos obtidos em subcategorias de cinco categorias principais, implantação sustentável, utilização racional da água, energia e atmosfera, materiais e recursos e qualidade do ambiente interior. Além desta pontuação, existem bónus de seis pontos para a concepção e inovação e quatro pontos para a componente regional. Os níveis possíveis de obter são: Certificado LEED (40-49 pontos), LEED Prata (50-59 pontos), LEED Ouro (60-79 pontos) e LEED Platina (>79 pontos).


Foto: © Renan Bacellar