segunda-feira, 28 de abril de 2014

AGENDA SUSTENTABILIDADE

Evento "Balanço dos cinco Anos da lei Opaco instituiu uma Politica de Mudanca do Clima não Município de São Paulo"


A Rede Nossa São Paulo ConVida a tod @ s de para o Evento Destinado a debater uma lei Opaco instituiu uma Politica de Mudanca do Clima não Município de São Paulo (Lei 14.933, de 5 de junho de 2009) e Que Completa cinco Anos de vigência.
A ideia E Realizar hum Balanço e discutir propostas de para acelerar Políticas Públicas, com o Objetivo de atingir como METAS previstas de Combate AOS efeitos das Mudanças Climáticas los Nossa Cidade.
Entre como Medidas previstas na Politica de Mudanca do Clima nenhum Município ESTA uma Redução fazer OSU de Combustíveis fósseis, com meta de, Pelo Menos, 10% ao Ano Cada, uma de partir de 2009. According to a lei, EM 2018 de Todos os Ônibus Não Sistema de Transporte Público do município Terao Opaco utilizar Combustível Renovável Localidade: Não fóssil. Tambem estao incluidas NAS Ações preconizadas: o Estímulo AO Transporte Localidade: Não motorizado, com ênfase na implementation de Infraestrutura e Medidas Operacionais Para O USO da bicicleta; Medidas de para atrair OS USUÁRIOS de Automóveis de para o Transporte Coletivo; e Implantação de Corredores e FAIXAS EXCLUSIVAS de Ônibus.
Durante a Atividade, um Levantamento Será, será apresentado Pelo Grupo de Trabalho (GT) Meio Ambiente da Rede Nossa São Paulo. Em SEGUIDA, Délcio Rodrigues, Mudanças Climáticas e EM Conselheiro Vice-presidente do Instituto Vitae Civilis, relatará o Inventário de EMISSÕES de gases de Efeito Estufa da Cidade de SP.
Confirmaram Presença los Nosso Evento:
O Secretario Municipal do Verde e Meio Ambiente, Wanderley Meira do Nascimento;
o Secretario Municipal de Serviços, Simão Pedro;
o Vereador Ricardo Young, da Frente Parlamentar Pela Sustentabilidade;
o Vereador Nabil Bonduki, REPRESENTANDO o Fórum Suprapartidário POR UMA São Paulo Saudável e Sustentável e
o Vereador Gilberto Natalini, presidente da Comissao Extraordinária Permanente de Meio Ambiente da CMSP.
Das Na sequencia Apresentações, uma Palavra Aberta Será, será AO Público Presente.
Contamos com SUA Presença!

SERVIÇO:
Evento "Balanço dos cinco Anos da lei Opaco instituiu uma Politica de Mudanca do Clima não Município de São Paulo"
Dados: 20 de maio de 2014
Horário: das 9h30 às 12h30 como
Local: Teatro Anchieta do SESC Consolação fazer
Confirme SUA Presença respondendo um e-mail Este.
Confira Aqui a íntegra da Lei da Politica de Mudanca do Clima nenhum Município.

Muito obrigada Atenção Pela,
Abs,
Andrea R. Laurenti Magri
Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo
Missão: mobilizar Diversos Segmentos da Sociedade para, los Parceria com Instituições Públicas e Privadas, Construir e se comprometer com a agenda UMA e hum Conjunto de Metas, articular e promover Ações, visando UMA Cidade de São Paulo justa e Sustentável.
Im prima somente se necessario.
Acompanhe a Rede Nossa São Paulo Programa Cidades Sustentáveis ​​EO NAS Mídias Sociais!

Abertas inscrições para Curso de Pagamento por Serviços Ambientais

27/04/2014 - 08:30

Abertas inscrições para Curso de Pagamento por Serviços Ambientais

A cidade de Extrema, interior de Minas Gerais, será sede no dia 30 de maio da sexta edição do Curso de Pagamento por Serviços Ambientais.

Divulgação
Ampliar
Projeto Conservador das Águas
O evento, realizado pelo INFOBIBOS e Secretaria do Meio Ambiente(SMA) da cidade, terá palestra com Dr. Paulo Henrique Pereira Biólogo, com Pós-graduação em Gerenciamento Ambiental – ESALQ/USP, Diretor Depto. de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Extrema, MG, Idealizador, Coordenador e Gestor do Projeto Conservador das Águas.

O Projeto Consevador das Águas é a primeira iniciativa municipal brasileira que implanta o Pagamento por Serviços Ambientais baseada na relação existente entre a propriedade rural e os serviços ambientais prestados por ela em relação à qualidade e quantidade de água,  biodiversidade e clima.

Foi concebido com o objetivo de manter a qualidade dos mananciais de Extrema e promover a adequação ambiental das propriedades rurais, ele prioriza uma ação mais preventiva do que corretiva. O entendimento era que, o mecanismo de comando e controle como único instrumento de gestão ambiental, para adequação ambiental das propriedades rurais, já havia se esgotado, ele não garantia o aumento da cobertura vegetal ou a preservação dos mananciais. Um instrumento econômico na linha do PSA se mostrava mais eficiente.

Participe!

Mais informações no site abaixo:


INFOBIBOS e Secretaria do Meio Ambienten(SMA) de Extrema-MG apresenta o VI  Curso de Pagamento por Serviços Ambientais - Projeto Conservador das Águas. O Curso será realizado no Parque Municipal Cachoeira do Salto, Extrema - MG no dia 30 de maio de 2014.

Veja aqui a Matéria do Globo Rural do dia 
16/02/2014 - Trabalho de proteção de nascentes ajuda a garantir água em MGMunicípio de Extrema desenvolve o Programa Conservador das Águas.
Em áreas conservadas, a água se infiltra encharcando o solo e o subsolo



PROJETO CONSERVADOR DAS ÁGUAS
Este projeto é a primeira iniciativa municipal brasileira que implanta o Pagamento por Serviços Ambientais baseada na relação existente entre a propriedade rural e os serviços ambientais prestados por ela em relação à qualidade e quantidade de água,  biodiversidade e clima.
O Projeto Conservador das Águas foi concebido com o objetivo de manter a qualidade dos mananciais de Extrema e promover a adequação ambiental das propriedades rurais, ele prioriza uma ação mais preventiva do que corretiva. O entendimento era que, o mecanismo de comando e controle como único instrumento de gestão ambiental, para adequação ambiental das propriedades rurais, já havia se esgotado, ele não garantia o aumento da cobertura vegetal ou a preservação dos mananciais. Um instrumento econômico na linha do PSA se mostrava mais eficiente.
As águas de Extrema, além de abastecer o município e uma série de outros municípios pertencentes à bacia do Rio Piracicaba, constituem um dos principais mananciais de abastecimento do Brasil chamado Sistema Cantareira, construído com o objetivo de abastecer 9 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo. clique aqui e saiba mais.

 
Prêmios Recebidos:O "Conservador das Águas" é a primeira iniciativa municipal brasileira que implanta o pagamento por serviços ambientais.
Lançado oficialmente no ano de 2005, o projeto fez de Extrema uma vitrine de bons exemplos, angariando ao município diversos prêmios de expressão como o Bom Exemplo 2011, uma iniciativa da TV Globo de Minas Gerais e Fundação Dom Cabral, 10° Prêmio Furnas Ouro Azul. Prêmio CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local 2011/2012, Prêmio Greenvana Greenbest 2012 na categoria "Iniciativas Governamentais" e em março de 2013 recebeu o Prêmio Internacional de Dubai 2012 de Melhores Práticas para Melhoria das Condições de Vida promovido pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU / Habitat), em parceria com a Municipalidade de Dubai / Emirados Ára bes.
Este último reconheceu Extrema com o projeto "Conservador das Águas" como uma das melhores práticas mund iais de conservação.
Em 2013, o "Conservador das Águas", dará início a uma nova experiência por uma das parceiras no projeto, a TNC (The Nature Conservancy), onde o produtor de água será reconhecido também como "guardião de carbono".