quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Tinta com biomassa absorve som e reduz chamas

Tinta com biomassa absorve som e reduz chamas

Com informações da USP - 13/02/2014
Tinta com biomassa absorve som e reduz chamas
O que mais surpreendeu os pesquisadores foi a resistência da tinta com biomassa às chamas. [Imagem: USP]

Um grupo de pesquisadores da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP desenvolveu uma tinta que utiliza bagaço e palha da cana-de-açúcar como aditivo.
E, além de decorar, a nova tinta melhora significativamente a absorção de som e diminui a propagação do fogo em um eventual incêndio - ao contrário das tintas látex normais, que são inflamáveis.
Como aproveita materiais que hoje são descartados ou subutilizados em substituição a derivados do petróleo, a tinta ainda tem como vantagens o menor impacto ambiental e um custo mais baixo.
"A escolha do bagaço e da palha da cana se justifica pela abundância nas regiões canavieiras e que, hoje, são rejeitos da indústria agrícola e precisam de uma destinação. Além disso, a substituição parcial do petróleo pela fibra natural reduz o custo de produção e o impacto ambiental quando o material for descartado," explica o professor Ângelo Capri Neto.
Tinta antirruído e antichama
A maior preocupação era se a adição da biomassa à tinta poderia influenciar na aderência do produto acabado.
"O resultado mostrou que não e, a partir daí, investigamos algumas outras propriedades do produto, tais como alteração da textura, absorção de sons e propagação de chamas após a aplicação do produto," disse Ângelo.

O pesquisador afirma a melhor absorção do som já era esperada, uma vez que ocorreu uma mudança da textura da tinta com a adição dos rejeitos da cana - o produto apresentou um aumento significativo de absorção de som (15 decibéis) em relação à tinta sem aditivos (10 decibéis).

O que mais surpreendeu os pesquisadores, contudo, foi a resistência do produto às chamas.
"A tinta látex é altamente inflamável. Então, se ocorrer um incêndio em um ambiente pintado com a tinta, a propagação da chama será alta. Percebemos que a palha da cana criou uma barreira, retardando esse efeito", disse o professor Ângelo.
Outro resultado do trabalho da equipe foi a utilização da lignina - uma macromolécula obtida do fracionamento do bagaço e da palha - para produção de resina fenólica e também para compor a formulação de tintas.

Dunas de Jornada nas Estrelas são fotografadas em Marte

Dunas de Jornada nas Estrelas são fotografadas em Marte

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/02/2014
Dunas de Jornada nas Estrelas são fotografadas em Marte
[Imagem: NASA/JPL-Caltech/Univ. of Arizona]




Dunas migratórias
A sonda espacial MRO (Mars Reconnaissance Orbiter), da NASA, flagrou o que parece ser um bando de dunas migratórias em Marte.
Dois detalhes chamaram a atenção na imagem.
A primeira é que as dunas parecem se movimentar na formação em V típica dos pássaros migratórios, que se arranjam nessa disposição durante o voo para diminuir o esforço.
Segundo os geólogos, o espaçamento entre as dunas pode ser explicado considerando fatores como quantidade de areia disponível, velocidade do vento e a topografia do terreno.
O segundo detalhe, que está chamando a atenção dos apaixonados pela exploração espacial, é que as dunas têm o formato quase exato do logotipo da série Jornada nas Estrelas, usado como um broche pelos exploradores da série.

Tribunal diz que lei antifumo de Belém é inconstitucional...Desembargadores fumantes?

19/02/2014 18h41 - Atualizado em 19/02/2014 22h13

Tribunal diz que lei antifumo de Belém é inconstitucional



TJ diz que texto da lei municipal é conflitante com legislação federal.
Segundo Inca, cigarro é associado a 84% dos casos de câncer de pulmão.





Do G1 PA
1 comentário
O hábito do fumo deve aumentar as doenças pulmonares entre os europeus nos próximos 20 anos (Foto: PA/BBC)Decisão do TJ-Pa revoga lei municipal por
unanimidade (Foto: PA/BBC)
A lei municipal que proibia o fumo em locais de uso coletivo foi derrubada por unanimidade nesta quarta-feira (19), após decisão do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Os desembargadores declararam a lei inconstitucional e, com o fim da proibição, o fumo estará liberado em lugares públicos fechados, desde que estes possuam arejamento.
Em nota, a prefeitura de Belém informou que a decisão do Tribunal de Justiça do Estado já está sendo analisada pela Procuradoria Geral do Município. O secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Antonio Alberto Taveira, ressalta, no entanto, que mesmo com a referida decisão judicial, o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto similar, derivado ou não do tabaco, em espaço coletivo fechado, privado ou público, continua vedado, uma vez que a decisão atinge apenas a lei municipal sem qualquer abrangência quanto à lei federal antifumo.
O fumo foi proibido nos locais públicos de Belém pela Lei Municipal 8713 de 2009. Segundo a ação movida pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará (SHRBS), a legislação concorria com a Lei Federal 9294 de 1996, que regulamenta o uso do cigarro em ambientes fechados.
Para Fernando Soares, advogado da SHRBS, a decisão resolve o impasse criado com estabelecimentos comerciais que ofereciam áreas exclusiva para fumantes de acordo com as normas previstas na legislação federal, mas proibidas pela legislação municipal. "Várias empresas precisaram retirar os espaços reservados que possuíam, devido ao rigor na fiscalização da Vigilância Sanitária e a aplicação de multas" disse Soares.
"O município pode normatizar, mas não pode criar uma legislação concorrente à lei federal. O próximo passo é pedir a antecipação de tutela para garantir a validade imediata da decisão"" conta o advogado.
Ainda de acordo com o titular da Semaj, na forma do art. 9º, § 4 o da Lei Federal nº9.294/2006 com as suas alterações, continua sendo de competência do Departamento de Vigilância Sanitária do Município a fiscalização e sanção dos estabelecimentos que descumprirem a proibição, tendo em vista a preservação da saúde pública.
Riscos do cigarro
Segundo pesquisa do Instituto Nacional do Câncer, o fumo é responsável por 84% das mortes por câncer de pulmão e, além da doença, também é fator de risco para 26% das mortes de outros tipos de câncer, podendo aumentar as chances de câncer na boca, laringe, faringe, esôfago, fígado, pâncreas, rins, colo de útero, intestino e mama.

Segundo um estudo do Britsh Medical Journal divulgado na última sexta-feira (14), parar de fumar pode causar benefícios para o humor equivalentes ao uso de antidepressivos utilizados nos tratamentos de ansiedade e transtornos de humor.

Hotéis 100% livres do cigarro!

Deville adota política 100% livre do cigarro

http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=turismo&id=34527
[19-02-2014]

Desde o dia 17 de fevereiro, as oito unidades da Rede de Hotéis Deville espalhadas pelo país se tornaram 100% livres do cigarro. A medida, inédita entre os grupos hoteleiros com atuação nacional, tem o objetivo de garantir o bem-estar dos clientes e incentivar hábitos e práticas saudáveis.
A ação segue uma tendência mundial de diminuição do número de leitos para fumantes. Na Rede Deville, que possui unidades em Cascavel (PR), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Guaíra (PR), Maringá (PR), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA), além de duas em construção nas cidades de Campo Grande (MS) e Campinas (SP), a redução vinha sendo gradativa.
Nos últimos cinco anos, os hotéis readequaram a oferta de apartamentos para não-fumantes, devido a uma demanda dos hóspedes. "Os próprios fumantes pediam para ficar em apartamentos para não-fumantes e isso nos obrigava a aumentar essa disponibilidade", explica o diretor de operações da Rede Deville, José Mário Espíndola.
Além disso, pesquisa divulgada em 2013 pela Universidade Federal de São Paulo aponta que o número de pessoas que fumam caiu 20% no Brasil, nos últimos seis anos. Em 2006, o percentual de tabagistas era de 19,3%, sendo que, no ano passado, esse número caiu para 15,6%. Ao todo, o Brasil tem 20 milhões de fumantes, sendo 533 mil adolescentes. A pesquisa ouviu 4,6 mil brasileiros, em quase 150 municípios.
A mudança no perfil do hóspede também foi notada nos restaurantes e nas áreas de lazer dos hotéis. "Atualmente, há uma exigência muito maior por uma estrutura para prática de esportes, como academias e pistas de caminhada", revela Espíndola.
Outro demonstrativo dessa preocupação maior com a saúde ocorre durante as refeições, quando as pessoas buscam alimentos mais saudáveis. "Com o passar dos anos, fomos aumentando o número de produtos light e diet no café da manhã, além de incorporar aos cardápios de almoço e jantar pratos mais leves", revela o diretor.
A partir de agora, os hóspedes da Rede Deville não poderão fumar dentro dos apartamentos e nas áreas internas dos hotéis. Porém, as unidades do grupo possuem espaços específicos para fumantes, com jardins, quiosques e outros ambientes externos.

O GRUPO
A Rede Deville começou suas atividades em 1974 com o Hotel Deville Colonial, no centro de Curitiba. Desde então, vem crescendo e se consolidando como um dos principais grupos hoteleiros do país. Atualmente, atua como operador e investidor nas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste, com nove hotéis, 1.479 acomodações e mais de 1.100 funcionários. Administra o São Paulo Airport Marriott Hotel (SP), Deville Salvador (BA), Deville Porto Alegre Aeroporto (RS), Deville Rayon Curitiba (PR), Deville Curitiba (PR), Deville Maringá (PR), Deville Cuiabá (MT), DevilleExpress Cascavel (PR) e Deville Express Guaíra (PR). Além disso, está construindo dois novos hotéis, em Campo Grande (MS) e Campinas (SP). Todas as unidades são propriedade do grupo ou operados com contrato de arrendamento, para garantir a consistência na prestação do serviço.

Campanha incentiva o turismo em Parques Nacionais

Campanha incentiva o turismo em Parques Nacionais

http://www.brasil.gov.br/turismo/2014/02/campanha-incentiva-o-turismo-em-parques-nacionais

Ecoturismo

Com investimentos em infraestrutura, sinalização e divulgação, o objetivo é aumentar a visita às unidades de conservação do País
por Portal BrasilPublicado17/02/2014 15:40Última modificação17/02/2014 15:40

Cativar e atrair turistas brasileiros e estrangeiros para a visitação dos Parques Nacionais é um dos objetivos da campanha promocional que será lançada pelo Ministério do Turismo, em parceria com Ministério do Meio Ambiente e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A assunto foi tratado em uma reunião realizada na última quinta-feira (12), em Brasília, com a presença do secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, e representantes do ICMBio, entre eles, o presidente da instituição, Roberto Ricardo Vizentin.
Em 2013, os parques receberam cerca de seis milhões de visitantes, o que representou um acréscimo de 10% em relação ao ano de 2012. A campanha quer fortalecer os vínculos da população com a natureza, e que as pessoas sintam orgulho de poder compartilhar essas belezas naturais com outros, obtendo um crescimento de 20% nos próximos anos.
O Brasil é o primeiro no ranking de competitividade de atrativos naturais, entre 140 nações, avaliadas pelo Fórum Econômico Mundial. Os Parques Nacionais poderiam gerar, só com visitação, pelo menos R$ 1,6 bilhão por ano, sem considerar o efeito nos arredores, que ainda não foram calculados, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
“Estamos equipando alguns parques com infraestrutura para que atendam às necessidades dos turistas. Feito isso, precisamos de uma campanha promocional que mostre e incentive as pessoas a se encantarem com as paisagens e sentirem curiosidade de conhecer os lugares”, diz o secretário Vinícius Lummertz.
A campanha será veiculada na internet, em revistas, por folhetos, parada de ônibus, prédios públicos e por meio de vídeos promocionais, com prioridade para as 12 cidades-sedes da Copa do Mundo.
O público alvo é formado por famílias, jovens, casais e grupos que apreciam atividades ao ar livre. Além de mostrar as belezas naturais, a campanha pretende sensibilizar os cidadãos para a conservação dos parques, além de destacar a diversidade dos biomas brasileiros.
Em um termo de cooperação técnica entre o MTur e o ICMBio, assinado no final do ano passado, foram destinados R$ 10,4 milhões para infraestrutura de apoio ao turismo de 16 parques nacionais, próximos às cidades-sedes da Copa.
Fonte: 

MMA promove oito cursos de sustentabilidade em 2014

Quarta, 29 Janeiro 2014 15:50 Última modificação em Segunda, 03 Fevereiro 2014 16:10|
Paulo de Araújo/MMAÁgua, recurso finito: economizar é fundamentalÁgua, recurso finito: economizar é fundamental
Inscrições serão abertas a partir de fevereiro. Está prevista a participação de mais 400 servidores públicos.

TINNA OLIVEIRA

Com o objetivo de promover a responsabilidade socioambiental na administração pública, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) promove, este ano, mais oito cursos de sustentabilidade. Cada turma terá capacidade de receber até 50 participantes e as inscrições para a primeira turma serão abertas a partir de fevereiro. Os cursos serão realizados em Recife, Belém, Palmas, Porto Alegre, Curitiba, Aracaju, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.


A analista ambiental do MMA Angelita Coelho destaca que os primeiros cursos promovidos ao longo do ano passado contaram com a participação de 157 servidores, que avaliaram positivamente a iniciativa. Os participantes estão encontrando, nas palestras, alternativas que auxiliam na promoção da sustentabilidade no ambiente de trabalho. “A procura para as próximas turmas já está intensa”, destaca. “Esperamos continuar obtendo bons resultados com as turmas deste ano e conseguir, assim, tornar a administração pública brasileira mais sustentável”. 



AGENDA AMBIENTAL



Dos quatro cursos promovidos no ano passado, 157 servidores, de 89 entidades, foram orientados sobre gerenciamento de projetos, construções sustentáveis, eficiência energética, eficiência no uso da água, gestão de resíduos (plano de gerenciamento), qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores, análise do ciclo de vida e licitações sustentáveis.



A iniciativa faz parte do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que tem como meta aprimorar e ampliar as ações de sustentabilidade na gestão pública e reforçar a implantação do programa nas instituições públicas. Atualmente, mais de 150 órgãos tem termo de adesão assinado com a A3P e mais de 400 servidores participam da rede A3P - canal de comunicação que serve para troca de experiências dos participantes.



PELO PAÍS



O primeiro curso deste ano acontecerá em Recife, nos dias 11, 12 e 13 de março, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A segunda turma será em Belém, de 18 a 20 de março, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Nos dias 25 a 27 de março, será a vez de Palmas receber o curso. Em Porto Alegre, o curso acontecerá na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de 1º a 3 de abril. 



De 8 a 10 de abril, será a vez de Curitiba. Em Aracaju, o curso acontecerá de 22 a 24 de abril. No Rio, ocorrerá no Jardim Botânico, entre 6 a 8 de maio. O último treinamento está previsto para acontecer de 13 a 15 de maio, em Belo Horizonte, no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região. Em breve, será divulgado o período de inscrição de cada turma.



Reunião dos Comitês Temáticos da CBCS

CBCS está retomando nossas atividades e a partir da próxima reunião dos Comitês Temáticos,  irá disponibilizar ACESSO ONLINE EM TEMPO REAL para a participação de todos os interessados nos encontros dos nossos grupos de trabalho.   

Aproveitem e participem de qualquer cidade ou país, sendo necessário somente uma conexão com a internet! Com esta iniciativa o CBCS espera tornar o conteúdo dos encontros dos Comitês Temáticos mais acessíveis aos associados e o processo de troca de informações mais participativo.

As próximas reuniões já contarão com o ACESSO VIRTUAL em TEMPO REAL! Confira o cronograma e participe:

- Dia 21 de fevereiro às 10h00 - Comitê Temático Água sobre o Programa PURA e o Uso do BIM em sistemas prediais;
- Dia 21 de fevereiro às 14h00 - Comitê Temático Materiais sobre a Desmontagem de componentes construtivos e sua ecoeficiência;
- Dia 24 de fevereiro às 14h00 - Comitê Temático Gerenciamento de Riscos sobre a Segurança e Saúde no Ambiente de Trabalho.

O link de acesso virtual em tempo real para os encontros dos Comitês Temáticos será enviado via Informativo CBCS.  A disponibilização do link e a participação é um benefício exclusivo aos filiados CBCS. 

Virtual ou pessoalmente, esperamos por você na nossa próxima reunião!  

Equipe de comunicação CBCS