domingo, 16 de fevereiro de 2014

Bitucas de cigarros na construção dos ninhos...

Descubra por que os pássaros das cidades estão usando bitucas de cigarros na construção dos ninhos








Isso parece meio doentio. Os pássaros das grandes cidades tem aproveitado as bitucas jogadas no chão pelas pessoas para complementar o material usado na construção de seus ninhos. Os ecologistas  descobriram que os pássaros tem substituído a vegetação por bituca com o objetivo de manter os parasitas afastados.
 Os pássaros são conhecidos por tecer os seus ninhos com vegetação rica em compostos que afastem parasitas. As folhas de tabaco, por exemplo, possui substâncias químicas capazes de repelir artrópodes como ácaros e insetos. Seguindo este mesmo instinto, os pássaros das grandes cidades tem buscado a mesma proteção com as bitucas de cigarro.
 Ecologistas fizeram testes com ninhos de 27 Passer domesticus (pardais) e 28 de Carpodacus mexicanususando luz para atrair os artrópodes. Alguns ninhos receberam bitucas de cigarro e outros receberam cigarros que não foram fumados ou acesos. Os ninhos ornamentados com cigarros que não foram acesos apresentava muito mais parasitas do que os ninhos com bitucas. As bitucas são mais ricas em nicotina e isso faz pensar que os pássaros descobriram que as bitucas de marcas mais ricas em nicotina são mais eficientes para proteger seus ninhos contra parasitas. Isso é incrível!
 Ainda não se sabe se este comportamento pode desencadear alguma doença aos pássaros devido aos agentes cancerígenos presentes nos cigarros.
imagem-ninho-
ninho2
cigarette-butt-bird-nest
6a00d8341bf67c53ef017d3e770182970c-800wi
Fonte: Nature