quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

5 cursos gratuitos na área de gestão de recursos hídricos

5 cursos gratuitos na área de gestão de recursos hídricos
http://ciclovivo.com.br/noticia/5-cursos-gratuitos-na-area-de-gestao-de-recursos-hidricos
13 de Janeiro de 2014 • Atualizado às 09h29


O Projeto "Água: conhecimento para gestão", convênio entre a Agência Nacional de Águas e Fundação Parque Tecnológico Itaipu, com apoio da Itaipu Binacional, abriu as inscrições para cinco cursos com temática voltada à gestão de recursos hídricos. Todos os cursos são gratuitos e realizados pela internet.
Os alunos concluintes que obedecerem aos critérios de aprovação recebem certificado. Confira abaixo a relação das capacitações e as informações gerais de cada uma.
- Água em jogo: a capacitação foi desenvolvida para jovens de 12 a 18 anos. Com linguagem e layout dinâmicos, o objetivo é conscientizar sobre a importância da água como recurso imprescindível no cotidiano das pessoas e assim estimular a adoção de atitudes responsáveis no uso e conservação das águas. A carga horária é de 12 horas. O período de férias escolares pode ser uma boa oportunidade para que os jovens participem da atividade.
- Outorga do direito de uso dos recursos hídricos: o curso tem 20h e o objetivo é fornecer informações sobre os diversos aspectos que dizem respeito à outorga de recursos hídricos. As atividades tem acompanhamento de um tutor.
- Comitê de bacia - O que é e o que faz: o público-alvo são agentes gestores e membros de comitês de bacia. O curso tem 20h e o objetivo é ampliar o entendimento sobre as atribuições e responsabilidades do comitê de bacia e incentivar a participação da sociedade em geral na gestão de recursos hídricos.
- Comitê de bacia - Práticas de procedimentos: com 20h o curso objetiva a compreensão da dinâmica de funcionamento da estrutura organizacional dos Comitês de Bacia Hidrográfica e seus elementos constituintes com vistas a melhorar o processo de gestão.
- Plano de recursos hídricos e enquadramento de corpos de água: também com 20 horas o curso tem como objetivo a compreensão do processo de organização dos diversos tipos de planos de recursos hídricos e enquadramento de corpos de água com vistas à melhor gestão de recursos hídricos.
Como fazer a inscrição
O primeiro passo é clicar neste link Água e Gestão e escolher o curso de interesse. Na aba de cada capacitação há a turma disponível com o botão "Inscreva-se". Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail: duvidas.agua@aguaegestao.com.br

Fumo poderá matar 5,6 milhões de crianças nos EUA

Saúde | 17/01/2014 20:42

Fumo poderá matar 5,6 milhões de crianças nos EUA

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/fumo-podera-matar-5-6-milhoes-de-criancas-nos-eua-diz-estudo

Relatório crescenta doenças como o câncer de cólon, diabete e artrite ao registro de enfermidades relacionadas ao tabaco


Marcos Santos/USP Imagens
Mulher acende cigarro
Mulher acende cigarro: relatório constatou que o fumo matou mais de 20 milhões de norte-americanos prematuramente nos últimos 50 anos
Chicago/Washington - Cerca de 5,6 milhões de crianças norte-americanas poderão morrer prematuramente a menos que o número de fumantes caia nos Estados Unidos, de acordo com um relatório do órgão encarregado da saúde pública no país que relaciona uma gama de doenças ao hábito de fumar.
Cinquenta anos depois que o primeiro relatório do diretor geral de saúde dos EUA considerou o fumo um perigo para a saúde humana, o novo estudo acrescenta doenças como o câncer de cólon, diabete e artrite ao registro de enfermidades relacionadas ao tabaco.
O relatório, o primeiro em mais de uma década, constatou que o fumo matou mais de 20 milhões de norte-americanos prematuramente nos últimos 50 anos.
Embora as taxas de fumo no país entre adultos tenham caído de 43 por cento em 1965 para 18 por cento na atualidade, a cada dia mais de 3.200 jovens com menos de 18 anos experimentam o primeiro cigarro, de acordo com o estudo divulgado nesta sexta-feira.
"Basta", disse o atual diretor geral de saúde no país, doutor Boris Lushniak, em entrevista por telefone. "Nós precisamos eliminar o uso do cigarro e criar uma geração livre do tabaco." (Reportagem de Julie Steenhuysen e Susan Heavey)

Maior floresta vertical do mundo será concluída este ano

Maior floresta vertical do mundo será concluída este ano

http://ciclovivo.com.br/noticia/maior-floresta-vertical-do-mundo-sera-concluida-em-2014
18 de Janeiro de 2014 • Atualizado às 15h01


A construção da maior floresta vertical do mundo está prestes a ser concluída. Erguido num complexo de duas torres em Milão, o Bosco Verticale é formado por apartamentos com várias árvores, que ajudam a reduzir os impactos ambientais e ainda colaboram para o potencial paisagístico da cidade. Além da cobertura vegetal, o edifício também conta com um mecanismo que gera energia e aumenta a eficiência energética, ao passo que filtra a poluição do ar.

Um projeto inacreditável até poucos anos atrás, o Bosco Verticale, instalado no bairro de Isola, já tem boa parte de seus apartamentos finalizados. Previsto para ser concluído no segundo semestre de 2014, o edifício já conta com mais de 100 diferentes espécies de vegetais crescendo em torno do revestimento externo. Assim, as árvores vêm atuando na filtragem do ar na cidade, cumprindo uma das funções do edifício para o meio ambiente.

Com as obras sendo executadas a todo vapor, o arquiteto responsável pelo projeto, Stefano Boeri, e sua equipe, se mostram ansiosos para o dia em que os primeiros moradores pegarem as chaves de seus apartamentos. Segundo o site InHabitat, a menor residência do Bosco Verticale tem 65 metros quadrados e um terraço com uma pequena cobertura florestal. Enquanto isso, o apartamento mais imponente ocupa uma área de 450 metros quadrados, além do terraço florestal, com cerca de 80 metros quadrados.

Em terreno plano, cada torre tem capacidade para cobrir uma área de 10 mil metros quadrados de floresta. São 480 árvores de grande e médio porte, 250 árvores de pequeno porte, 11 mil plantas rasteiras e cinco mil arbustos. As torres terão sistemas de energia eólica e fotovoltaica para aumentar o grau de autossuficiência energética e a irrigação será feita pelo reaproveitamento de águas residuais do projeto.
Redação CicloVivo

O “rolezinho” e os jovens sem futuro


O “rolezinho” e os jovens sem futuro

Publicado por Luiz Flávio Gomes - 3 horas atrás
22
Por que a China (bem como vários outros países asiáticos) está crescendo e o Ocidente (incluindo o Brasil e os EUA) está estacionário? Porque o Ocidente está decadente. Os sintomas agudos dessa degeneração estão retratados não somente nas suas dívidas altíssimas (média de 110% do PIB na Europa e EUA; 34,5% no Brasil), nos bancos mal administrados (causa da grande fraude financeira de 2008), senão, sobretudo, nas desigualdades crescentes.
Em 1989, com a derrubada do muro de Berlim (que significou o fim do regime comunista em muitos países), Francis Fukuyama declarou a vitória do liberalismo econômico e político, ou seja, o triunfo do Ocidente. Naquele mesmo ano o PIB chinês representava apenas 8% do norte-americano; em 2016 passará a ser de, no mínimo, 60%. Em 1978, o rendimento anual do norte-americano era vinte vezes maior que o chinês; hoje, apenas cinco vezes.
“Não importa a cor do gato, desde que ele cace o rato”: com essa frase o líder chinês Deng Xiaoping justificava os benefícios da abertura econômica da China na década de 70, a despeito dos princípios do comunismo. Daí para ca, enquanto a China (e o Oriente) cresce, o Ocidente está estagnado. O que está ocorrendo com o Ocidente?
Um mal-estar institucional (Ferguson: 2013, p. 53), que está violando o verdadeiro contrato social, que é intergeracional (conforme Edmund Burke), ao deixar uma pesada carga de compromissos econômicos aos filhos e netos da atual geração. Os jovens das classes inferiorizadas, hoje, têm a sensação de que as classes dominantes estão arrebatando o seu presente (consumista) assim como o seu futuro (Ferguson: 2013, p. 61).
De que maneira? Basta passar os olhos nos “capitais” que definem as classes sociais. São eles, dentre outros: o econômico (dinheiro, patrimônio, ações, ganhos de capital, juros), o cultural (conhecimento adquirido), o social (relações sociais, prestígio, respeito social, privilégios), o emocional (autocontrole, prudência, perspectiva de futuro, visão prospectiva etc.), o moral/ético (perfeita noção de que devemos respeitar as demais pessoas, a natureza, os animais e o bom uso das tecnologias) e o familiar (família bem articulada, que transmite muita informação útil para o processo de socialização das crianças e adolescentes) etc. (veja Jessé Souza,Os batalhadores).
Vendo diariamente os desmandos concentradores praticados pelo capitalismo atrasado vigente no Brasil assim como o descalabro do Estado estacionário brasileiro, com suas instituições políticas, econômicas, jurídicas e sociais degeneradas, as classes dominadas (C e D) estão cada vez mais conscientes das suas condições precárias no mercado de trabalho, nos estudos e nos relacionamentos sociais, o que compromete o seu presente consumista assim como o seu futuro.
Tudo isso seria compensado com serviços públicos de qualidade, como saúde, educação e transportes. Mas esse definitivamente não é o caso do Brasil injusto e estacionário. Resultado: frustração, desesperança, ódio, sensação de impotência e indignação, que são os ingredientes necessários para desmoronar qualquer país decadente e socialmente retrocessivo, sobretudo depois da democratização do acesso às redes sociais.
LUIZ FLÁVIO GOMES, jurista e diretor-presidente do Instituto Avante Brasil. Estou noprofessorLFG. Com. Br
*Artigo para livre publicação.

Luiz Flávio Gomes
Publicado por Luiz Flávio Gomes
Jurista e professor. Fundador da Rede de Ensino LFG. Diretor-presidente do Instituto Avante Brasil. Foi Promotor de Justiça (1980 a 1983), Juiz...

Poluição de produtos feitos na China "retorna" aos EUA


Estudo: poluição de produtos feitos na China "retorna" aos EUA




Poluição do ar cobre a cidade de Pequim Foto: AFP
Poluição do ar cobre a cidade de Pequim
Foto: AFP

Um estudo indica que a poluição do ar na China que é levada pelo vento através do Pacífico até os Estados Unidos é geralmente causada pela produção de bens que serão exportados para os americanos e europeus. A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira na publicação especializada Proceedings of the National Academy of Sciences.
"Nós estamos terceirizando muito da nossa manufatura e da nossa poluição, mas boa parte está voltando através do Pacífico para nos assombrar", diz Steve Davis, da Universidade da Califórnia em Irvine (EUA), coautor do estudo. "Há muitas reclamações sobre como a poluição na China está afetando outros países, esse artigo mostra que talvez boa parte da culpa deva ser compartilhada."


A poluição que sai da China faz com que Los Angeles, por exemplo, tenho um dia a mais por ano em que o 'smog' (neblina tóxica) exceda o limite federal. Em outros dias, cerca de um quarto da poluição por sulfatos na costa oeste americana é causada por fábricas chinesas que preparam produtos para exportar para os Estados Unidos e Europa.
Os ventos que sopram da China para os Estados Unidos podem levar poluentes em poucos dias até o continente americano. Poeira, ozônio e carbono se acumulam em vales e bacias de Estados do Oeste. 
"Quando você compra algo no Walmart, ele foi feito em outro lugar. O produto não contém a poluição, mas produzi-lo causa poluição", diz Davis.

Artista constrói sua casa reutilizando dois contêineres

Artista constrói sua casa reutilizando dois contêineres
http://ciclovivo.com.br/noticia/artista-constroi-sua-casa-reutilizando-dois-conteineres
16 de Janeiro de 2014 • Atualizado às 18h01


Agregando sustentabilidade às suas ideias, o artista e designer Julio Garcia concluiu a construção da sua própria casa, instalada em dois contêineres reaproveitados na cidade de Savannah, no estado norte-americano da Geórgia. Situada em meio a uma ampla área verde, a residência sustentável abriga quatro cômodos e seus impactos são reduzidos por meio da ventilação natural e da eficiência energética.

Faz pouco tempo que a casa do artista ficou pronta, ocupando o espaço de 75 metros quadrados dentro de dois contêineres de navios. A residência de Garcia possui cozinha, sala, um dormitório e um banheiro – além de um deck externo que dá acesso à parte de fora da casa, rodeada por diversas plantas e árvores nativas.

Obedecendo aos critérios de sustentabilidade nas construções, o artista aproveita ao máximo a iluminação e a ventilação natural em sua casa. De acordo com o site InHabitat, os dois contêineres que formam a residência são separados, e possuem uma janela na parte superior, que garante ventilação natural e iluminação eficiente para a sala e na cozinha. Todos os cômodos são pintados de branco, aumentando o aproveitamento da luz natural.

Algumas estruturas da casa foram montadas em concreto reutilizável e sustentadas em viga de aço, enquanto o chão de todos os ambientes é revestido com madeira ecológica. A cozinha se estende pela lateral dos contêineres e o banheiro foi construído ao lado do quarto. Mesmo com as adaptações necessárias, os dois contêineres ainda teriam espaço suficiente para abrigar mais um dormitório.
Redação CicloVivo