domingo, 12 de janeiro de 2014

Parque Nacional do Iguaçu (PNI) completa 75 anos como vitrine de outras unidades do país

10/01/2014 18h31

PNI completa 75 anos como vitrine de outras unidades do país


  • VICENTIM
  • MANTOVANI
  • PEGORARO
  • BOLO
  • PIOLLA

Ao completar 75 anos nesta sexta-feira (10), o Parque Nacional do Iguaçu (PNI) se consolida como modelo de gestão e de relacionamento com a comunidade entre as 313 Unidades de Conservação do País. A análise é do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vicentim, que, nesta manhã, esteve na cerimônia de comemoração do aniversário do parque e representou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Uma apresentação especial do Coral de Itaipu encerrou a solenidade.
“Foz do Iguaçu é nosso cartão de visita, onde está a vitrine dos parques e das unidades de conservação do Brasil. Temos aqui um modelo de gestão que gostaríamos que fosse estendido aos parques nacionais do País todo”, disse Vicentim.

A visitação é uma poderosa força de educação e conscientização ambiental”, completou o presidente do ICMBio, cuja opinião é compartilhada pelo presidente do SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani. “Esta é uma referência para os parques do Brasil. Não há nenhum parque no País com a infraestrutura do Parque Nacional do Iguaçu”, disse Mantovani.
     
A cerimônia aconteceu em um dos mirantes das Cataratas do Iguaçu, dentro do PNI – o segundo parque nacional mais antigo do Brasil. O primeiro é o de Itatiaia (SP), com 76 anos.
  
Também compareceram o chefe do PNI, Jorge Pegoraro, o chefe do Parque Nacional do Iguazú (lado argentino), Juan Sergio Bikauskas, o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, o diretor administrativo da Concessionária Cataratas do Iguaçu S.A., Celso Vitrio Florencio, e o superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla.

A festa marcou o compromisso das autoridades em manter o PNI aberto à comunidade, servindo como fomentador do desenvolvimento econômico local e regional, e gerido de forma sustentável.
  
“Estamos certos de que o turismo é o melhor instrumento para a preservação ambiental. Renovamos hoje nosso compromisso de lutar permanentemente pela preservação deste patrimônio natural da humanidade, que abriga uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza”, disse Gilmar Piolla.

A área de visitação corresponde a 3% do território do PNI, que, no total, tem 182.262 hectares. A dimensão do parque – o maior remanescente de floresta atlântica (estacional semidecídua) da Região Sul do Brasil – é um dos desafios da gestão da unidade, assim como a biopirataria (apropriação indevida da fauna e da flora)."Estamos dispostos a ajudar no que for preciso para combater esse problema", disse Gilmar Piolla.
   
O aniversário abriu o calendário de celebrações do PNI em um ano especial, quando Foz do Iguaçu celebra seu centenário, Itaipu completa 40 anos e o lado argentino do parque faz 80 anos.

Outro evento marcante este ano será a Copa do Mundo, segundo Pegoraro. O Mundial deve fazer com que a unidade bata seus próprios recordes de visitação. Em 2014, o PNI começa a traçar seu novo plano de manejo para prever a gestão e o uso sustentável dos recursos naturais do parque. “É um ano de desafios e estamos otimistas de que os resultados serão ainda melhores que os de 2013", disse Pegoraro.
  
O sistema de transporte no interior do PNI é uma das pautas previstas para discussão, que deve contar com o apoio do Trade Turístico e da Itaipu Binacional, por meio dos projetos de mobilidade sustentável da empresa.
  
“No futuro, pretendemos traçar um novo modelo de transporte que concilie o trabalho da concessionária, que é o transporte principal, e um transporte alternativo como força complementar, sempre buscando bem-estar do visitante e os objetivos do parque como unidade de conservação”, disse Vicentim.
  
“Trabalharemos em conjunto para a revisão do plano de manejo, a matriz energética do parque e a mobilidade sustentável no interior da unidade, conciliando preservação, turismo e envolvimento da comunidade”, concluiu Gilmar Piolla. 

Vinte e um parques municipais são regulamentados nesta sexta em Fortaleza

DECRETOS 10/01/2014 - 18h30

Vinte e um parques municipais são regulamentados nesta sexta







NOTÍCIA3 COMENTÁRIOS

FOTO: DEIVYSON TEIXEIRA/O POVO
Vinte e um parques municipais foram regulamentados, na manhã desta sexta-feira, 10, com a assinatura de decretos. Deste total, seis parques já existem, como o Adahil Barreto e o Rio Branco. Outros 15 tiveram assinatura de criação e regulamentação, como o parque Rachel de Queiroz e áreas que deverão ser integradas a doze lagoas. A solenidade de apresentação da política ambiental da gestão teve a presença do prefeito Roberto Cláudio e da titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). 

A regulamentação destes espaços verdes possibilita que a Secretaria classifique e faça a gestão adequada dos parques. Águeda explica que, dentre as as ações, o Adahil Barreto deve ser categorizado como parque urbano e vai receber equipamentos para atividades de lazer e prática de exercícios.

Outra medida está relacionada ao Parque Rachel de Queiroz. Com mais de 25 hectares, o esboço de projeto executivo ( de 2003) será atualizado para urbanização como um parque linear – área com intervenções no entorno de córregos e cursos d’água. As obras começam após quatro meses destinados à atualização do projeto.

Conforme Roberto Cláudio, a atualização de legislações que podem efetivar o Plano Diretor de Fortaleza devem acontecer neste primeiro semestre de 2014. "A Prefeitura irá enviar à Câmara as leis que regulamentam o Plano Diretor. As de mais destaque são a Lei de Uso e Ocupação de Solos, o Código de Obras e Posturas, o Plano de Mobilidade Urbana, Conselho da Cidade já foi criado e aprovado no final do ano passado. São as mais importantes que regulamentam o Plano Diretor. E uma delas será o Plano Diretor de Meio Ambiente, que nós iremos trabalhar nele e enviar para a Câmara para discussão", explica. 

Com a regulamentação, o mapa de Parques fica da seguinte forma: 
Já existentes

Parque Rio Branco

Parque do Parreão

Parque Adahil Barreto

Parque da Liberdade (Cidade da Criança)

Parque do Pajeú

Parque Guararapes (antigo Bosque Ernesto Geisel)

Parque Rachel de Queiroz

Criados e regulamentados

Parque das Iguanas

Parque Riacho Maceió

Parques das Lagoas: 

Parangaba

Porangabussu

Messejana

Maria Vieira (Cajazeiras)

Itaperaoba (Serrinha)

Mondubim

Opaia (Vila União)

Catão (Conjunto José Walter)

Maraponga

Papicu

Passaré

Jacarey
Redação O POVO Online com informações da repórter Thaís Brito 




Em coletiva, prefeito assina decreto que regulamenta dez parques de Fortaleza



Redação Web | 16h43 | 10.01.2014

Segundo Roberto Cláudio, os parques “nunca tiveram nenhum decreto que os protegesse”


Nesta manhã, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, assinou decretos que regulamentam os parques da capital, ação nunca desenvolvida antes na história de Fortaleza. A coletiva aconteceu no Parque Adahil Barreto e teve a presença da secretária de Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz, para explicar os detalhes. Na oportunidade, foi apresentado a Política Ambiental do Município, que teve como foco o Sistema de Municipal de Áreas Verdes, um dos eixos do projeto.
Em coletiva, prefeito Roberto Cláudio apresenta projeto ambiental e assina decretos que regulamentam dez parques de F'ortaleza. FOTO: Divulgação
O Sistema Municipal de Áreas Verdes tem como objetivo regulamentar os parques da capital e a criação de áreas que eram utilizadas informalmente. Durante a coletiva, o prefeito assinou decretos para a regulamentação de dez parques de Fortaleza, dentre eles, o parque Rio Braco, Parreão, Adahil Barreto, Guararapes, Liberdade, Lagoas de Fortaleza, Pajeú e Iguanas, além da criação e regulamentação dos parques Rachel de Queiroz e Riacho Maceió. Segundo Roberto Cláudio, os parques “nunca tiveram nenhum decreto que os protegesse”.

Será desenvolvido, ainda, o Plano Diretor de Meio Ambiente, dentre outros planos, como de Ocupação dos solos e de Mobilidade Urbana, que serão enviados à Câmara Municipal ainda no primeiro semestre deste ano.
Além disso, uma série de ações serão realizadas, como a criação da Certificação Fator Verde, a criação de um Cuca Sustentável, que está em fase de elaboração de projeto e será construído em terreno público às margens da Lagoa do Opaia; e a construção da sede da área da Sabiaguaba.
Os outros eixos do projeto, o de Águas e o Controle de Poluição, serão apresentados, respectivamente, em fevereiro e março deste ano.