sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Parques de Sorocaba têm cursos gratuitos para as crianças em janeir

02/01/2014 21h30 - Atualizado em 02/01/2014 21h30

Parques de Sorocaba têm cursos gratuitos para as crianças em janeiro

http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2014/01/parques-de-sorocaba-tem-cursos-gratuitos-para-criancas-em-janeiro.html

Cursos serão nos Parques da Biquinha, Água Vermelha e Chico Mendes.
São 160 vagas para crianças e adolescentes.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Os adolescentes terão atividades ligadas ao meio ambiente durante as férias escolares. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba)Parques de Sorocaba terão atividades ligadas ao meio ambiente durante as férias de janeiro
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba)
Os parques da cidade de Sorocaba (SP) irão promover atividades especiais para a garotada durante as férias escolares de janeiro. Os cursos são gratuitos, e serão realizados em diferentes datas e horários nos Parques da Biquinha, da Água Vermelha, João Câncio Pereira e Chico Mendes. Serão oferecidas 160 vagas para crianças e adolescentes. As inscrições poderão ser realizadas no início de janeiro.
A ideia é aproveitar esta época de recesso escolar para ensinar crianças e adolescentes um pouco mais sobre meio ambiente. "Vamos realizar várias atividades, como gincana, teatro, madrugada ecológica, onde eles terão a oportunidade de entrar em contato mais direto com a natureza e conhecer as ações para a conservação do meio ambiente", explica Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente.
Aquagito
De 7 a 11 de janeiro, 40 crianças de 6 a 10 anos poderão participar do Aquagito no Parque da Água Vermelha, no Jardim Europa.
As inscrições devem ser realizadas somente nos dias 2 e 3 de janeiro, das 9h às 16h30, no Centro de Educação Ambiental do Parque da Água Vermelha. É obrigatório levar um comprovante de idade no ato da inscrição. As 40 vagas serão preenchidas por ordem de chegada. O parque fica na rua România, 150, no Jardim Europa. Informações pelo telefone 3221.6643.
Além das oficinas, os participantes também terão a oportunidade de visitar e conhecer o funcionamento do aterro sanitário que recebe atualmente todo o lixo gerado em Sorocaba, e conhecer uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis, para perceber a importância do serviço prestado pelos cooperados para a cidade.
Férias na Bica
De 13 a 17 de janeiro, das 8h30 às 12h, será realizado o curso Férias na Bica no Parque da Biquinha. Ao todo, 80 crianças de 7 a 11 anos vão se divertir durante toda a semana com as atividades de educação ambiental.
Durante toda a semana as crianças participarão de várias atividades em forma de gincana, como bate-papo sobre o tema, oficina de brinquedos com materiais reutilizados, jogos cooperativos, tarefa social e uma saída a campo.
Os pais ou responsáveis pelas crianças devem fazer a inscrição somente no dia 6 de janeiro, das 8h às 12h, no parque. O sorteio será realizado em seguida, às 13h30, com a presença do responsável. É necessário levar o documento original da criança com foto.
O Parque da Biquinha fica na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. Informações pelo telefone 3224.1997.
Naturando
Já de 15 a 18 de janeiro, das 13h às 17h, será a vez dos adolescentes entre 13 e 17 anos participarem do Naturando no Parque Natural "Chico Mendes", no Alto da Boa Vista.
O tema das atividades será "Construindo Cidades na História da Humanidade", e serão abordados aspectos socioambientais da história da humanidade, o surgimento e o futuro das cidades. O curso tem o objetivo de apresentar de forma lúdica e interativa a realidade atual sobre as cidades, de onde surgiram, como funcionam e o que fazer para melhorá-las.
Estão programados jogos interativos, atividades práticas, contação de histórias, tarefas socioambientais, atividades nas trilhas e espaços do parque e uma visita técnica à Biblioteca Municipal, Palácio dos Tropeiros e Câmara Municipal.
Serão oferecidas 40 vagas, que serão preenchidas por sorteio. As inscrições deverão ser feitas entre os dias 7 e 9 de janeiro, das 9h às 16h no "Chico Mendes", localizado na avenida Três de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista.

Aumento de aerogeradores preocupa controladores de voo na Alemanha

Aumento de aerogeradores preocupa controladores de voo na Alemanha


O número de aerogeradores na Alemanha vem crescendo de vento em popa
O número de aerogeradores na Alemanha vem crescendo de vento em popa
O número de aerogeradores na Alemanha vem crescendo de vento em popa. Em 2012, a capacidade instalada no país era de 31 gigawatts a terceira maior do mundo, segundo relatório da World Wind Energy Association (WWEA). Mas exatamente esse aumento vem preocupando tanto controladores de voo como os pilotos que diariamente pousam e decolam, nos aeroportos alemães.
Lâminas de aerogeradores podem interferir nos sinais enviados por radiofaróis localizados em terra aos sistemas de navegação dos aviões. Governo impôs zonas de proteção próximas a aeroportos, e indústria eólica reclama.
O risco, segundo explica Axel Raab, porta-voz da Deutsche Flugsicherung (DFS), empresa que controla o tráfego aéreo na Alemanha, é que aerogeradores e outras edificações refletem os sinais enviados pelos radiofaróis, os quais auxiliam na determinação da localização do avião. Desse modo, o sistema de navegação da aeronave pode receber dados distorcidos, resultando num desvio de curso.
Os sinais de interferência de um aerogerador seriam especialmente problemáticos, acrescenta Stefan Hawlitschka, do Instituto Fraunhofer para Técnicas de Informação e Ergonomia (FKIE): é quase impossível para o computador de bordo do avião corrigi-los, pois, ao contrário das edificações “normais”, as lâminas dos aerogeradores giram, causando interferências totalmente irregulares nos sinais emitidos.
- No pior dos casos, isso poderia resultar numa colisão entre dois aviões, na área adjacente a um grande aeroporto. E isso não pode acontecer de jeito nenhum – informou Raab, em entrevista à agência alemã de notícias DW.
Regras mais duras para parques eólicos
Atenta ao problema, em 2009 a Autoridade Federal de Fiscalização de Segurança de Voo (BAF, em alemão) criou 64 zonas de proteção, onde não é mais permitida a construção de aerogeradores.
A medida é um duro golpe para a indústria eólica. Pois nos arredores de grandes aeroportos, como em Frankfurt, os radiofaróis estão tão próximos que suas zonas de proteção praticamente não deixam mais lacunas para a construção de parques eólicos.
De acordo com dados da Associação Federal de Energia Eólica da Alemanha, 208 projetos de parques eólicos já fracassaram devido à lei. Caso aprovados, eles poderiam estar fornecendo um total de quase quatro gigawatts o equivalente a quatro usinas nucleares.
Assim, nos últimos meses aumentaram as reclamações das operadoras sobre a rejeição indiscriminada de parques eólicos nas zonas de proteção. Elas exigem um relaxamento da regra e um número maior de exceções, como ocorre na França ou no Reino Unido.
Contudo a BAF não deverá alterar sua política. Segundo seu diretor, Nikolaus Herrmann, já foram construídos muitos aerogeradores na Alemanha antes da introdução das zonas de proteção, e “agora a medida está cheia”. A seu ver, ainda há muito espaço em outros locais para novos parques eólicos, e a segurança de aviões, passageiros e pessoas em terra tem prioridade absoluta.
Herrmann admite que a situação fica difícil para os parques eólicos civis, que não dispõem de tantas alternativas quanto os operadores suprarregionais. Uma esperança seria a tecnologia de navegação por satélite. No entanto, ela ainda é imprecisa demais e não é possível, no momento, renunciar aos velhos radiofaróis.

Pesticidas estão presentes até nos cigarros, segundo pesquisadores americanos

Pesticidas estão presentes até nos cigarros, segundo pesquisadores americanos


Pesquisadores encontraram substâncias comuns nos pesticidas na fumaça dos cigarros. Algumas podem até mesmo ser cancerígenas

Não basta se preocupar com a quantidade absurda de agrotóxicos a que grande parte dos alimentos que consumimos é exposta. Se você é fumante e mora nos EUA, tem que se preocupar com a presença de pesticidas também no cigarro.
Apesar de a notícia parecer um tanto pitoresca - afinal de contas, o cigarro é conhecido por conter substâncias cancerígenas - o lado bom é que os fumantes ganham mais uma razão para largar o vício. Porém, o lado negativo da história é que as substâncias encontradas em plantações de tabaco por pesquisadores da Escola de Minas do Colorado, EUA, podem causar ainda mais danos à saúde. Eles chegaram a esta conclusão analisando a fumaça dos cigarros.
Os produtos químicos, usualmente empregados na produção de tabaco e aprovados pela EPA (Agência de Proteção Ambiental), podem perturbar o sistema endócrino humano, que inclui a tireoide e outras glândulas e os hormônios secretados por estas. Por conta disso, muitos deles já foram banidos na Europa.
Ainda não se sabe se pesticidas sobrevivem ao processamento e à queima do tabaco ou se acabam na fumaça do cigarro. Segundo Kent Voorhees, da Colorado School of Mines, "não existem dados para estabelecer o possível efeito sinérgico destes pesticidas com os outros compostos que foram identificados no fumo de tabaco".
Abaixo, saiba quais substâncias foram encontradas e como elas afetam (eventualmente) o organismo humano:
-Flumetralina: suspeito desregulador endócrino já banido por uso do tabaco na Europa.

-Pendimethalin: um desregulador endócrino conhecido que afeta a tireóide.
-Trifluralina: um desregulador endócrino que afeta os sistemas reprodutivos e metabólicos.

As duas últimas substâncias, inclusive, podem até ser cancerígenas. Os pesquisadores estudaram uma série de amostras de fumaça de cigarro experimentais e comerciais.
Veja também:




Prefeitura de São Paulo regulamenta lei que restringe uso de som alto em carros estacionados


Prefeitura regulamenta lei que restringe uso de som alto em carros estacionados


Decreto nº 54.734 publicado nesta terça-feira (31) no Diário Oficial da Cidade regulamenta Lei 15.777, que restringe o uso de som alto em veículos estacionados. Infrator poderá ser multado em R$ 1 mil, ter veículo apreendido e em caso de reincidência

09:15:58 31/12/2013
  •