sábado, 27 de dezembro de 2014

Cidade de Botucatu é o primeiro no Programa Município VerdeAzul em 2014. São Paulo é apenas o 193°.


O Programa


O governo de São Paulo lançou em 2007, o Programa Município VerdeAzul, um programa ambiental inovador da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, cujo objetivo é ganhar eficiência na gestão ambiental através da descentralização e valorização da base da sociedade.
O Programa visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma Agenda ambiental estratégica.
Ao final de cada ciclo anual é avaliada a eficácia dos Municípios na condução das ações propostas na Agenda.  A partir dessa avaliação, são disponibilizados à SMA, ao Governo de Estado, às Prefeituras e à população o Indicador de Avaliação Ambiental-IAA.
A participação do Município no PMVA é pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição-FECOP, controlado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
A adesão de todos os 645 municípios do Estado de São Paulo ao Programa se deu a partir da assinatura de um Protocolo de Intenções onde, estão propostas 10 Diretivas, que abordam questões ambientais prioritárias a serem desenvolvidas.
As 10 diretivas, onde os municípios concentram seus esforços para desenvolvimento da agenda ambiental são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.
A Secretaria do Meio Ambiente, por sua vez, oferece capacitação técnica às equipes locais e lança anualmente o Ranking Ambiental dos municípios paulistas.
Em novembro de 2008, o primeiro ranking foi divulgado e 44 municipalidades foram certificadas. Em 2012, este numero alcançou 133 municípios, demonstrando que o Estado está cada vez mais “VerdeAzul”.




Cronograma

2014

Abril/Maio/Junho
  • Convocação para as Capacitações Regionais do PMVA – Abril/Maio/Junho
  • Videoconferência I – Junho
Julho/Agosto/Setembro
  • Videoconferências II e III – Julho/Agosto
  • Encontros semanais “tira-dúvidas” sobre os critérios das diretivas, na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – Julho/Agosto
  • Abertura do Sistema PMVA para inserção de dados – Julho a Setembro
 Outubro/Novembro
  • Avaliação dos Relatórios de Gestão Ambiental dos Municípios
 Dezembro
  • Evento de certificação dos Municípios

http://www.ambiente.sp.gov.br/municipioverdeazul/files/2011/11/ranking-municipio-verdeazul-2014.pdf



Conheça Botucatu:

fonte: http://www.botucatu.sp.gov.br/


22/12/2010 - Imagens de Botucatu - (Fotos: David J. Devide)