domingo, 14 de setembro de 2014

Nova ciclovia da Avenida Paulista não afetará faixas para carros e ônibus



Nova ciclovia da Avenida Paulista não afetará faixas para carros e ônibus


O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2014/nova-ciclovia-da-avenida-paulista-nao-afetara?tag=cidades-sustentaveis#ixzz3DD7h6YSO 
Condições de uso do conteúdo 
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

ciclovia-ecod.jpg
Medida faz parte da meta do governo de ampliar a rede de ciclovias da metrópole para 400 quilômetros até 2016
Foto: Luiz Guadagnoli / Secom-SP/Fotos Públicas
Bastante aguardado pelos usuários de bicicletas, o novo projeto de ciclovia apresentado na terça-feira, 9 de setembro, pela Prefeitura de São Paulo promete redesenhar os contornos da Avenida Paulista, uma das mais importantes da maior cidade brasileira.
O eixo de 3,8 quilômetros está previsto para ser entregue até junho de 2015 e custará R$ 15 milhões. A medida faz parte da meta do governo de ampliar a rede de ciclovias da metrópole para 400 quilômetros até 2016.
Com o objetivo de harmonizar a convivência entre os adeptos dos diferentes meios de transporte, a faixa exclusiva será construída no canteiro central da Av. Paulista, sem diminuir o número de faixas utilizadas hoje por carros e ônibus. Para isso, a obra prevê o alargamento do canteiro central em 50 centímetros (25 de cada lado).
Segundo dados atualizados da CET, São Paulo conta hoje com uma malha cicloviária de 129,1 quilômetros.
Todavia, durante os seis meses de construção (de janeiro a junho de 2015), uma faixa de carros em cada sentido será interditada.
Segundo o projeto, a região também ganhará outras ciclovias em ruas como Pamplona, Haddock Lobo, Frei Caneca e Bela Cintra; que ficam no entorno da Paulista (confira o mapa abaixo). Nessas áreas, as obras devem começar ainda neste ano.
Alterações e adequações
Entre as alterações também destacam-se a inclusão de grades de proteção em alguns trechos, áreas para a travessia de pedestres e a retirada dos relógios de rua e dos tanques de plantas.
mapa-ecod.jpg
Imagem: Reprodução CET-SP
O projeto também prevê adequações na Rua Bernadino de Campos, continuação da Paulista. Para receber o canteiro central, a via terá a fiação enterrada, melhora na iluminação e reforma das calçadas.
Segundo dados atualizados da CET, São Paulo conta hoje com uma malha cicloviária de 129,1 quilômetros, sendo 121,3 km de ciclovias; 3,3 km de ciclofaixas definitivas e 4,5 Km de calçadas compartilhadas no Centro.
Além disso, a cidade conta ainda com 120,8 Km de ciclofaixas de lazer, que funcionam em dias e horários específicos; e 67,5 km de ciclorrotas, que são vias comuns com sinalização de alerta para motoristas.