sexta-feira, 20 de junho de 2014

Seis estádios do Mundial recebem certificação LEED



2014-06-19
Seis estádios do Mundial recebem certificação LEED

Seis estádios do Campeonato Mundial de Futebol 2014, actualmente a decorrer no Brasil, receberam a certificação de sustentabilidade LEED. Entre os seis, está o mítico Maracanã, no Rio de Janeiro, cuja instalação de painéis solares fotovoltaicos na cobertura, os reservatórios para aproveitamento da água da chuva e a recolha selectiva de resíduos lhe valeram a ‘medalha’ LEED Prata.

Para além do Maracanã, também o Arena Fonte Nova, o Arena Multiuso, ambos em Salvador, o Mineirão em Belo Horizonte e o Arena da Amazónia em Manaus foram certificados com LEED Prata (o terceiro nível numa escala de quatro). Por sua vez, o Castelão Arena, em Fortaleza, obteve o selo LEED (quarto nível).

O Castelão Arena (Fortaleza) regista a redução de 67,6% na utilização de água potável e de 12,7% do consumo anual de energia. Para além disso, 97% dos resíduos resultantes do projecto foram desviados do aterro. Em Salvador, no Arena Fonte Nova, 20% dos materiais de construção usados são reciclados, 75% dos resíduos foram desviados de aterro e 35% da energia eléctrica utilizada provém de fontes renováveis.

O Brasil está entre os cinco países com mais projectos com o selo LEED, chegando aos 3 milhões de m2 de área certificada. Apesar de todas as polémicas que acompanharam a construção dos estádios para a competição internacional, a incorporação de soluções mais sustentáveis nestas infra-estruturas são mais uma evidência do compromisso brasileiro com a construção ‘verde’, considera o US Green Building Council.

“Mesmo com as melhores equipas do mundo a subirem ao campo, os estádios estão também nos holofotes, mostrando não só a aplicabilidade e adaptabilidade do sistema de classificação de construção sustentável LEED, mas também a posição líder do Brasil na frente deste movimento de edifícios verdes com elevado desempenho”, afirmou o presidente, CEO e fundador do USGreen Building Council, Rick Fedrizzi. “A FIFA e o governo brasileiro mostraram uma grande liderança e compromisso na mitigação do impacto ambiental das infra-estruturas deste Mundial e em torná-las num exemplo de construção sustentável para a comunidade internacional”, continuou.

“Depois de mais de 60 anos da sua conclusão para o Mundial de 1950, o Maracanã está a fazer história novamente”, declarou Felipe Faria, do Green Building Council Brasil. “Na verdade, o Brasil inteiro está a fazer história com estes estádios LEED (...) Os vários elementos ‘verdes’ incorporados nestes estádios vão reduzir o impacto ambiental dos jogos no Brasil, desde a melhoria do acesso de trânsito a uma menor utilização de água e de energia”.

O sistema LEED classifica os edifícios de acordo com o número de pontos obtidos em subcategorias de cinco categorias principais, implantação sustentável, utilização racional da água, energia e atmosfera, materiais e recursos e qualidade do ambiente interior. Além desta pontuação, existem bónus de seis pontos para a concepção e inovação e quatro pontos para a componente regional. Os níveis possíveis de obter são: Certificado LEED (40-49 pontos), LEED Prata (50-59 pontos), LEED Ouro (60-79 pontos) e LEED Platina (>79 pontos).


Foto: © Renan Bacellar