domingo, 1 de junho de 2014

Engenharia precisa de empreendedorismo e design

Engenharia precisa de empreendedorismo e design, diz professor
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/05/1462168-engenharia-precisa-de-empreendedorismo-e-design-diz-professor.shtml

PAULA LEITE
EDITORA DO EMPREENDEDOR SOCIAL
30/05/2014 02h00

Com a missão de formar engenheiros criativos e inovadores, o Olin College, em Needham (EUA), foi
fundado em 1997 com uma doação de US$ 460 milhões vinda da fortuna de um industrial.
Além de formar cerca de 300 alunos por ano, a instituição também ajuda faculdades de todo o mundo que querem mudar seus cursos de engenharia.
Stephen Schiffman ajudou a criar o currículo da escola e falou à Folha sobre o papel do empreendedorismo, sua especialidade, e do design no ensino de engenharia. Ele veio ao Brasil participar de evento no Insper, escola que está desenvolvendo seu curso de engenharia em parceria com a Olin.
Folha - De onde veio a ideia de que ensinar empreendedorismo a engenheiros era tão importante?
Stephen Schiffman - A Olin olhou o que a profissão de engenheiro realmente é. É uma profissão que começa com pessoas e termina com pessoas. Não é só aquela parte pequena em que normalmente pensamos na qual alguém dá especificações técnicas a um engenheiro e ele devolve um protótipo.
Tentamos fazer com que os estudantes entendam que se você não criar um produto que satisfaz uma necessidade de alguém e não conseguir lançar esse produto no mundo, você não fez seu trabalho como engenheiro.
Você acha que o empreendedorismo tem um lugar na educação em geral, não só na educação de engenheiros?
Sim. Não estamos falando só de ensinar aqueles alunos que se identificam como empreendedores, que querem abrir um negócio. Estou falando do fato de que no século 21 todos os estudantes precisam aprender competências empreendedoras para ter sucesso em suas carreiras e na vida em geral.
Porque a ideia de que você vai conseguir um emprego em uma grande empresa e ficar lá a vida toda ficou para trás.
Sim, você tem que ser um empreendedor no seu trabalho. Você não pode só ficar lá e aceitar o que pedem para você fazer, seja você um engenheiro ou um artista.
Como as faculdades podem realmente ensinar empreendedorismo e não só dizer que o fazem?
Não pode ser um curso separado de empreendedorismo, que ensine como começar um negócio. Você tem que reimaginar o currículo e pensar onde inserir essas experiências educacionais. Na Olin, no começo do curso os professores constroem uma rede de proteção para os projetos dos alunos e com o tempo essa rede vai sendo retirada. Vamos tirando as rodinhas da bicicleta.
Quando os alunos chegam ao último ano e fazem seu projeto final, para um cliente de verdade, o professor serve só como conselheiro, quem tem que lidar com o cliente diretamente são os alunos. É uma experiência profissional real.
Qual é o papel do design no empreendedorismo?
Design é entender a necessidade do usuário e não desenhar parafusos. Parte do processo de design é deixar claras todas as escolhas implícitas que fazemos e depois explodi-las. Você tem que se forçar a ver o problema de diferentes ângulos.