quinta-feira, 1 de maio de 2014

Parques em Perigo na 8ª Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável

30/04/2014 - 09:45
ESTC 2014 tem discussão sobre conservação dos parques nacionais
Um documento sobre a valorização dessas áreas foi apresentado no painel.
Daniela Aguena









Na última segunda-feira (29), foi realizado o painel Parques em Perigo na 8ª Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável. Participaram do debate Ana Luísa da Riva, diretora executiva do Instituto Semeia; Mario Mantovani, diretor de políticas públicas da SOS Mata Atlântica; Anna Carolina Lobo, diretora da WWF; e Douglas Simões, presidente da ABETA.

Durante o painel foi discutida a valorização dos parques de conservação, métodos de gerenciamento e investimento, além de pontuar os principais problemas que essas áreas enfrentam no país.

Segundo Mario Mantovani, a ideia é chamar a atenção para o uso público das unidades de conservação, além de fazer um plano de manejo e estruturação para receber visitantes. "No Brasil há uma pressão para acabar com os parques, um exemplo é a PEC 215, que prevê fim em seus limites , nas terras indígenas e nas áreas de conservação", relatou.

Uma documento de autoria da SOS Mata Atlântica, WWF, SOS Pantanal, Semeia, Abav e Braztoa foi elaborado a fim de colocar em evidência a necessidade de preservação das unidades de conservação. 

De acordo com o Manifesto pela valorização das áreas naturais protegidas do Brasil pelo Turismo Sustentável, a visitação nos parques tem o potencial de gerar R$ 1,8 bilhão ao ano para a economia brasileira, com fluxo de 13,7 milhões de pessoas: "O Brasil precisa aproveitar essa oportunidade e reconhecer as unidades de conservação como maior ativo deste país, conciliando desenvolvimento com a conservação dos recursos naturais".

O documento deverá ser entregue durante um encontro da Frente Parlamentar Ambientalista e a Comissão de Turismo da Câmara e no Fórum Interamericano de Turismo Sustentável, em São Paulo.
Daniela Aguena
Ampliar
ESTC 2014: Painel Parques em Perigo