domingo, 4 de maio de 2014

Multa para quem gasta mais água: você concorda?

Multa para quem gasta mais água: você concorda?

Kindle
Share5
Torneira fechada (Foto: Getty Images)
Os níveis dos reservatórios que abastecem São Paulo continuam críticos. Nesta semana, o sistema Cantareira, grupo de represas de onde sai a água para a cidade de São Paulo e várias do interior, estava com apenas 11% de sua capacidade. Com os riscos de faltar água, o governo de São Paulo anunciou uma medida polêmica: cobrar uma multa de quem gasta mais água do que o normal nos próximos meses.
Segundo o governador Geraldo Alckmin, quem gastar acima da média deverá pagar, além da conta normal, uma multa de 30%. Já os consumidores que conseguirem economizar água receberão um desconto de 30%. Segundo o governo, a cobrança é uma forma de incentivar a população a evitar o desperdício.
A decisão, no entanto, foi criticada por órgãos de defesa do consumidor. Segundo o Idec, a cobrança é abusiva. "O governo tem conhecimento desde 2002 dos níveis preocupantes dos reservatórios de água e, no entanto, não adotou as medidas necessárias", diz o instituto.
O Blog do Planeta perguntou para os paulistanos o que eles pensam sobre a multa. As opiniões são divergentes. Confira no vídeo ao lado. Para alguns, a cobrança é necessária, pois só assim a população vai economizar água. Para outros, a cobrança é injusta, já que o governo não deveria ter deixado a situação chegar a esse ponto.
E para você? Participe da enquete abaixo:


Obrigado por votar!
 
 

Total de Votos 260