segunda-feira, 28 de abril de 2014

Abertas inscrições para Curso de Pagamento por Serviços Ambientais

27/04/2014 - 08:30

Abertas inscrições para Curso de Pagamento por Serviços Ambientais

A cidade de Extrema, interior de Minas Gerais, será sede no dia 30 de maio da sexta edição do Curso de Pagamento por Serviços Ambientais.

Divulgação
Ampliar
Projeto Conservador das Águas
O evento, realizado pelo INFOBIBOS e Secretaria do Meio Ambiente(SMA) da cidade, terá palestra com Dr. Paulo Henrique Pereira Biólogo, com Pós-graduação em Gerenciamento Ambiental – ESALQ/USP, Diretor Depto. de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Extrema, MG, Idealizador, Coordenador e Gestor do Projeto Conservador das Águas.

O Projeto Consevador das Águas é a primeira iniciativa municipal brasileira que implanta o Pagamento por Serviços Ambientais baseada na relação existente entre a propriedade rural e os serviços ambientais prestados por ela em relação à qualidade e quantidade de água,  biodiversidade e clima.

Foi concebido com o objetivo de manter a qualidade dos mananciais de Extrema e promover a adequação ambiental das propriedades rurais, ele prioriza uma ação mais preventiva do que corretiva. O entendimento era que, o mecanismo de comando e controle como único instrumento de gestão ambiental, para adequação ambiental das propriedades rurais, já havia se esgotado, ele não garantia o aumento da cobertura vegetal ou a preservação dos mananciais. Um instrumento econômico na linha do PSA se mostrava mais eficiente.

Participe!

Mais informações no site abaixo:


INFOBIBOS e Secretaria do Meio Ambienten(SMA) de Extrema-MG apresenta o VI  Curso de Pagamento por Serviços Ambientais - Projeto Conservador das Águas. O Curso será realizado no Parque Municipal Cachoeira do Salto, Extrema - MG no dia 30 de maio de 2014.

Veja aqui a Matéria do Globo Rural do dia 
16/02/2014 - Trabalho de proteção de nascentes ajuda a garantir água em MGMunicípio de Extrema desenvolve o Programa Conservador das Águas.
Em áreas conservadas, a água se infiltra encharcando o solo e o subsolo



PROJETO CONSERVADOR DAS ÁGUAS
Este projeto é a primeira iniciativa municipal brasileira que implanta o Pagamento por Serviços Ambientais baseada na relação existente entre a propriedade rural e os serviços ambientais prestados por ela em relação à qualidade e quantidade de água,  biodiversidade e clima.
O Projeto Conservador das Águas foi concebido com o objetivo de manter a qualidade dos mananciais de Extrema e promover a adequação ambiental das propriedades rurais, ele prioriza uma ação mais preventiva do que corretiva. O entendimento era que, o mecanismo de comando e controle como único instrumento de gestão ambiental, para adequação ambiental das propriedades rurais, já havia se esgotado, ele não garantia o aumento da cobertura vegetal ou a preservação dos mananciais. Um instrumento econômico na linha do PSA se mostrava mais eficiente.
As águas de Extrema, além de abastecer o município e uma série de outros municípios pertencentes à bacia do Rio Piracicaba, constituem um dos principais mananciais de abastecimento do Brasil chamado Sistema Cantareira, construído com o objetivo de abastecer 9 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo. clique aqui e saiba mais.

 
Prêmios Recebidos:O "Conservador das Águas" é a primeira iniciativa municipal brasileira que implanta o pagamento por serviços ambientais.
Lançado oficialmente no ano de 2005, o projeto fez de Extrema uma vitrine de bons exemplos, angariando ao município diversos prêmios de expressão como o Bom Exemplo 2011, uma iniciativa da TV Globo de Minas Gerais e Fundação Dom Cabral, 10° Prêmio Furnas Ouro Azul. Prêmio CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local 2011/2012, Prêmio Greenvana Greenbest 2012 na categoria "Iniciativas Governamentais" e em março de 2013 recebeu o Prêmio Internacional de Dubai 2012 de Melhores Práticas para Melhoria das Condições de Vida promovido pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU / Habitat), em parceria com a Municipalidade de Dubai / Emirados Ára bes.
Este último reconheceu Extrema com o projeto "Conservador das Águas" como uma das melhores práticas mund iais de conservação.
Em 2013, o "Conservador das Águas", dará início a uma nova experiência por uma das parceiras no projeto, a TNC (The Nature Conservancy), onde o produtor de água será reconhecido também como "guardião de carbono".