segunda-feira, 3 de março de 2014

Mais da metade de crianças brasileiras com até 5 anos são fumantes passivas

 | VIVA COM MAIS SAÚDE

Mais da metade de crianças brasileiras com até 5 anos são fumantes passivas

http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/534274/mais-da-metade-de-criancas-brasileiras-com-ate-5-anos-sao-fumantes-passivas
O cigarro sempre foi motivo de muitas discussões devido aos danos que causa à saúde. E hoje, ganhou a atenção e preocupação dos pediatras. Apesar da Lei Antifumo (Lei 13.541) instaurada no dia 07 de maio de 2009, a qual proíbe o ato de fumar em ambientes fechados, o número de crianças fumantes passivas ainda é alarmante. 

De acordo com o pediatra Jorge Huberman, filhos asmáticos de pais fumantes estão mais suscetíveis a serem readmitidos em hospitais. "Essas crianças tem mais chances de desenvolver otites, bronquites e rinites. Além disso, a propensão à morte súbita também é dobrada", declara o especialista. 

Estudos recentes, desenvolvidos por pesquisadores do Hospital Penn State Milton S. Hershey Infantil na Pensilvânia, analisaram mais de 600 crianças e adolescentes de idade entre 1 e 16 anos, todos ingressados por asma ou chiado receptivo à broncodilatação. Por meio de exames de sangue e saliva, os resultados mostraram que essas crianças haviam sido expostas ao tabaco. 

No Brasil, uma pesquisa realizada pelo Ambulatório de Drogas do Hospital Universitário da USP (Universidade de São Paulo) revelou que 51% das crianças brasileiras de até 5 anos são consideradas fumantes passivas. "O problema é que mesmo não fumando no mesmo ambiente que as crianças, os pais fumantes prejudicam a saúde dos pequenos por meio do cheiro do cigarro que fica no corpo e nas roupas", explica Huberman. "Não fumar perto das crianças ajuda, mas o ideal seria que os pais deixassem os cigarros, o que reduziria significativamente as chances de inflamação nas crianças", ressalta o pediatra.