sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

PAPEL DA ARQUITETURA NO CONSUMO CONSCIENTE E SUSTENTABILIDADE

PAPEL DA ARQUITETURA NO CONSUMO CONSCIENTE E SUSTENTABILIDADE




http://www.jundiaionline.com.br/colunistas/papel-da-arquitetura-no-consumo-consciente-e-sustentabilidade-426


Temos de ter em mente que os recursos do nosso planeta estão a cada dia mais escassos, portanto trata-se de um dever do cidadão com o futuro das novas gerações começarem a agir de forma consciente quanto ao consumo e a sustentabilidade.
O poder de crédito nos deu acesso a muitas coisas que até então não conseguiríamos ter, despertando um consumismo desenfreado. Chegou então a hora de parar e repensar onde estamos aplicando nosso dinheiro, exigindo de fornecedores produtos que chegam aos nossos lares e ambientes de trabalho tenham todo um processo de planejamento, garantindo o máximo de eficácia com o mínimo de agressão ao meio ambiente.
Como a arquitetura pode influenciar e repensar padrões?
Ambientes planejados garantem:
- Aproveitamento de recursos naturais da área.
- Aproveitamento da luminosidade externa, reduzindo o consumo de energia.
- Aproveitamento da ventilação externa, para controle da temperatura do ambiente, reduzindo assim o uso de aparelhos de aquecimento e ar-condicionado.
- Aproveitamento de águas pluviais para reutilização em vasos sanitários, torneira de quintal, etc.
- Compra de materiais em quantidade correta, sem sobras ou desperdício na obra, que também resulta em redução de custos para o empreendedor.
- Gestão de resíduos na obra, reutilizando o entulho gerado para enchimentos e também reduzindo descarte de material ao meio.
- Visualização prévia de uso e manutenção de ambientes, garantindo uso adequado.
- Escolha de materiais, ferramentas e processos de trabalho ecologicamente corretos.
Consumo consciente na arquitetura considera, o planejamento específico de cada ambiente de acordo com seu uso, desta maneira é possível prever melhor disposição e planejamento até do próprio mobiliário para evitar: troca frequente de itens pelo uso provisório, retrabalho e gasto de materiais por erros não previstos.
Consciência ecológia para melhorar seu ambiente, contrate um arquiteto!