quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Mais de 13 mil mudas de árvores serão plantadas nesta quinta em Itu

Mais de 13 mil mudas de árvores serão plantadas nesta quinta em Itu


Publicado: Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014 por André Roedel
Ação integra programação de aniversário da cidade.
DECOM/Prefeitura de Itu
Foto
Alunos do Colégio Almeida Júnior durante plantio realizado em anos anteriores
Dentro das comemorações do aniversário de 404 anos da cidade, a Secretaria do Meio Ambiente promove na manhã desta quinta-feira, dia 27 de fevereiro, o plantio de mais de 13 mil mudas de árvores nativas. Alunos de escolas públicas e particulares de Itu, associações e moradores de bairros, funcionários públicos e da iniciativa privada, membros da sociedade civil em geral e autoridades, participarão desta mobilização que irá plantar árvores nativas e frutíferas em diversos locais de plantio.
A ação acontece no Dia Municipal e Estadual de Plantio de Mudas Nativas. “Do total de 13 mil mudas de árvores plantadas neste dia, 12 mil correspondem à parte da compensação ambiental pelas obras de drenagem dos córregos urbanos de Itu. Mas a cidade ainda irá receber mais 68 mil mudas até a entrega da obra concluída, uma vez que a compensação total é de mais de 80 mil árvores”, disse a secretária de Meio Ambiente, Patrícia Otero.
Um dos maiores locais que irá receber o plantio nesta quinta-feira será as margens do Rio Tietê, ao lado da pista de aeromodelismo de Itu (acesso ao Condomínio Santo Antônio I). Um local significativo, pois, além de revegetar as margens desse importante rio que passa por Itu cumprindo uma Lei nacional de mais de 40 anos que determina a preservação ou recuperação de mata ciliar às margens de rios, ainda irá devolver ao local sua formação florestal original com árvores nativas do bioma Mata Atlântica. O plantio deste local acontece às 9 horas.
Às 10h15, o local do futuro Parque Ecológico Almeida Júnior (ao lado do Colégio Divino Salvador) irá receber 60 mudas de árvores nativas, este plantio é uma parceria com a empresa Cia City e terá a participação de alunos do colégio. Além desses locais de plantio, 15 escolas de educação infantil e creches irão realizar plantios neste dia como parte de suas atividades de educação ambiental.