sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Enquanto isso, em Itaquera para a COPA2014...



12 Fevereiro, 20:00

Como habitantes de Sochi suportaram reconstrução geral


Outrora, Sochi era um balneário soviético clássico, agora é uma moderna cidade europeia com parques, jardins, ruas bem iluminadas e novas construções envidraçadas. Vejamos como a cidade mudou em 6 anos aos olhos dos moradores locais.

Gueorgui Dzhangiryan trabalha como taxista em Sochi. Há alguns anos ele ficava horas parado em engarrafamentos, porque com frequência não pegava passageiros para bairros distantes da cidade, porque teria de perder duas horas para voltar ao centro. Agora Gueorgui respira aliviado. Na preparação para os XXII Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi construíram dezenas de quilômetros de novas estradas. Agora é um prazer andar pelas avenidas de um lado da cidade ao outro:
“Muita coisa mudou no plano das estradas. Praticamente não há engarrafamentos. Temos agora boas e bonitas construções novas, edifícios, hotéis. Em geral a cidade se transformou. E eu estou contente por Sochi se ter tornado assim. Naturalmente que houve dificuldades durante a construção das estradas. Havia alterações, fechavam um caminho, amanhã abriam. Mas nós saíamos da situação e levávamos sempre as pessoas para o local de destino”.
Os habitantes locais admitem que a cidade mudou completamente em 6 anos. Bairros habitacionais inteiros foram construídos a partir de zero. Surgiu um novo aeroporto, construíram novos hospitais, escolas e jardins da infância. Reformaram muitas obras da infraestrutura urbana, conta a moradora local Valentina:
“Nós, moradores de Sochi, consideramos que foi realizada a terceira reconstrução geral. A primeira foi nos anos 30, a segunda nos anos 60-70 e agora foi feita a terceira reconstrução. Vimos Sochi se transformar em cidade do século XXI. Todos os prédios foram pintados. Substituíram os telhados, as canalizações por novos. Temos magníficas instalações esportivas, nós agora podemos ir tranquilamente e praticar esporte. Para as crianças fizeram áreas de recreação. Estas estavam abandonadas, em mau estado. Agora restabeleceram tudo e colocaram novos equipamentos, balancés e escorregas. Temos tudo isso agora. Pode-se ir tranquilamente passear com as crianças e não temer que o balancé ou o escorrega caia em cima de você.”
Agora tudo isto parece milagre. Mas para os habitantes locais a preparação da cidade para as Olimpíadas foi uma provação. O que mais irritava os moradores de Sochi eram os engarrafamentos. Na cidade, onde já não era fácil circular, em virtude das construções fechavam as ruas. Dizem que engarrafamentos ocorriam até mesmo à noite.
Também as falhas no abastecimento de energia elétrica incomodavam os habitantes de Sochi. Quando praticamente em toda a cidade ocorriam construções, aconteciam rompimentos de cabos ou sobrecargas da rede elétrica. Como resultado bairros inteiros ficavam às vezes horas sem energia.
Entretanto, no final as Olimpíadas em Sochi resolveram o problema energético da cidade. Foram inaugurados 480 quilômetros de gasoduto e mais de 550 quilômetros de linhas de transmissão elétrica de alta voltagem. Os moradores de Sochi suportaram estoicamente todas as dificuldades e compararam a construção Olímpica como a reforma do próprio apartamento, quando se suporta os incômodos temporários para melhorar as condições de vida - conta a moradora de Sochi, Olga:
“Claro que houve incômodos durante a construção. Pó, sujeira, engarrafamentos. Em compensação, agora é uma beleza. Nós queremos ir passear no Parque Olímpico. Minha irmã vai ao hóquei com o marido. Eu vivo em Dogomys e vou raramente ao centro de Sochi. Há dois anos não ia à região dos estádios. Recentemente vi, é como se fosse outra cidade”,
As noites escuras de Sochi. Não foi por acaso que surgiu esta expressão. Outrora Sochi era um pequeno balneário do tipo soviético. À noite ele dormia, as ruas vazias não eram iluminadas. Mas agora é uma cidade europeia moderna com parques, jardins, ruas bem iluminadas com novos edifícios envidraçados. Surgem estabelecimentos de entretenimento. A cidade vive de dia e de noite.
Não há dúvida de que as Olimpíadas favoreceram Sochi. Alguns habitantes locais consideram que os edifícios de muitos andares violam a antiga atmosfera de cidadezinha aconchegante. Quem sabe, talvez passem os anos e sejam justamente esses edifícios a personificar o espírito da nova cidade balneária desenvolvida de Sochi.