sábado, 1 de fevereiro de 2014

A natureza avisa...

Assuntos relacionados: dilma penaracionamentoáguasabespconscientizaçãodci

Economizar água é urgente, diz presidente da Sabesp


SÃO PAULO - Segundo Dilma Pena, falta de chuva e calor deixaram o sistema Cantareira no nível mais baixo em 84 anos...

Claudia Bozzo
foto: DivulgaçãoDilma Pena, presidente da Sabesp
Dilma Pena, presidente da Sabesp
SÃO PAULO - “Estamos atravessando um período de eventos extremos. Em 84 anos de medição, o índice pluviométrico em São Paulo está nos menores níveis, afetando os reservatórios de água. Na verdade estamos consumindo agora a água que deveria estar sendo armazenada para o período seco, que vai de abril a setembro. E o calor, também acima da média, agrava a situação, elevando a evaporação nos reservatórios.” 
O alerta é da presidente da Sabesp, Dilma Pena, que renova o apelo à população para que use a água da forma mais racional possível, economizando ao máximo. Segundo a presidente, as quatro represas do Sistema Cantareira, que fornece água para nove milhões de pessoas, em 42% das cidades da Grande São Paulo, está com 22,9% de sua capacidade.
“No sistema, a mínima registrada há oito décadas era de 125 milímetros e nós atingimos no mês de janeiro 87 milímetros de chuva. Isso é absolutamente inédito. O momento exige conscientização de todos. Todos devem ser guardiões da água”,  diz Dilma Pena.
Na última sexta-feira (31) e último dia do mês de janeiro a temperatura na região de Campinas chegou à marca de 34 graus e a baixa umidade do ar e de chuva está levando a Defesa Civil a avaliar a possibilidade de antecipar a operação estiagem, que tradicionalmente tem início em maio.
Desde a última quinta-feira têm sido realizadas reuniões com especialistas para avaliar as previsões de chuva e decidir se os esquemas que visam evitar incêndios e minimizar os efeitos do clima seco à população,  serão antecipados.