domingo, 5 de janeiro de 2014

Sustentabilidade - Empresa adota “veículos verdes”

O ESTADO VERDE
Terça-feira, 31 de Dezembro de 2013
Sustentabilidade - Empresa adota “veículos verdes”
A- A A+
Por Tarcilia Rego*
tarcilia_rego@terra.com.br
O paradigma de que toda ação empresarial deve ser alicerçada somente na viabilidade econômica, já não predomina na Natura. O compromisso da organização com o meio ambiente passa por todos os processos organizacionais e a prova disso é que acaba de adotar o uso de veículos elétricos, triciclos e bicicletas nas operações de logísticas, junto às consultoras. A empresa que já contava com alguns veículos movidos a etanol para transportar produtos e funcionários, identificou a oportunidade de propor uma significativa evolução em seu modelo de negócios.
Ainda em fase de teste, a iniciativa conta com a parceria de empresas engajadas em trazer os veículos elétricos para a realidade brasileira. Até o fim de 2013, estarão em operação nove veículos verdes distribuídos em diferentes cidades: São Paulo, Campinas, Curitiba e Rio de Janeiro. O número deve aumentar em 2014, como informa o diretor de serviço ao cliente, Ricardo Faucon. Com o apoio das parceiras, a Natura passa a ser a primeira empresa a colocar em operação, veículos elétricos para transporte de cargas no Brasil.
No Rio de Janeiro, a empresa conta com a FedEx Express para fazer entregas com veículo elétrico. A iniciativa da multinacional de transporte expresso e prestadora de serviços da Natura de introduzir veículos elétricos na operação brasileira faz parte de um programa global de sustentabilidade desenhado para conduzir compromissos ambientais nas comunidades onde atua.
Em Campinas, o carro da marca Renault faz parte do programa de Mobilidade Elétrica da CPFL, realizado no âmbito de P&D da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)- que busca viabilizar a utilização de veículos elétricos em frotas empresariais nas cidades brasileiras, nos próximos cinco anos. Em São Paulo, Curitiba e Campinas, as transportadoras Direct e Dias Entregadora são responsáveis pelas bicicletas e triciclos elétricos, respectivamente.
METAS
O projeto inovador possui duas metas claras: a eficiência operacional, que visa aumentar o número de entregas por dia com a mesma frota, e a redução da emissão de CO2, meta atrelada ao objetivo macro da Natura de reduzir em até 33% as emissões relativas de Gases de Efeito Estufa (GEE).
Atualmente, o setor de transporte de produtos corresponde a 15% das emissões totais da companhia. “Três bicicletas elétricas ou um triciclo su-bstituindo um carro a álcool com consumo mensal de 200 litros reduzem em até 98% as emissões de CO2. Já um carro elétrico modelo Renault Kangoo Z.E., substituindo um carro a gasolina com consumo mensal de 250 litros, reduz em até 85% as emissões do mesmo gás”, explica Denise Alves, diretora de sustentabilidade da Natura.
“As bicicletas e triciclos elétricos foram avaliados como ótimas opções para o aumento da capilaridade da frota, possibilitando maior rapidez e eficiência nas entregas de porte pequeno em regiões com dificuldade de estacionamento, enquanto veículos de carga elétricos tem a finalidade de fazer entregas em regiões com maiores números de pedidos”, conta Faucon.
“Na cidade de Campinas, por exemplo, as bicicletas elétricas farão também entregas referentes à Rede Natura, projeto piloto da Natura, no qual cada consultora tem a oportunidade de ter sua própria página de vendas na internet. Pelo fato da Rede concentrar pedidos de pequeno porte, que são entregues diretamente para a consumidora final, a bicicleta se torna uma ótima alternativa”.
JEITO PRÁTICO DE COMPRAR
Tendo em mente que a internet pode potencializar a geração e negócios  e proporcionar uma experiência de compra diferenciada, a Natura, considerada maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta no Brasil, criou a Rede Natura, projeto piloto no qual cada consultora Natura tem a oportunidade de ter sua própria página na internet permitindo aos consumidores comprar produtos de um jeito prático: a qualquer hora do dia, com novas opções de pagamentos e uma entrega ágil e segura – a própria Natura realiza a entrega no endereço escolhido pelo cliente em até dois dias úteis.
*Com informações da assessoria de  imprensa da empresa.