sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Pesticidas estão presentes até nos cigarros, segundo pesquisadores americanos

Pesticidas estão presentes até nos cigarros, segundo pesquisadores americanos


Pesquisadores encontraram substâncias comuns nos pesticidas na fumaça dos cigarros. Algumas podem até mesmo ser cancerígenas

Não basta se preocupar com a quantidade absurda de agrotóxicos a que grande parte dos alimentos que consumimos é exposta. Se você é fumante e mora nos EUA, tem que se preocupar com a presença de pesticidas também no cigarro.
Apesar de a notícia parecer um tanto pitoresca - afinal de contas, o cigarro é conhecido por conter substâncias cancerígenas - o lado bom é que os fumantes ganham mais uma razão para largar o vício. Porém, o lado negativo da história é que as substâncias encontradas em plantações de tabaco por pesquisadores da Escola de Minas do Colorado, EUA, podem causar ainda mais danos à saúde. Eles chegaram a esta conclusão analisando a fumaça dos cigarros.
Os produtos químicos, usualmente empregados na produção de tabaco e aprovados pela EPA (Agência de Proteção Ambiental), podem perturbar o sistema endócrino humano, que inclui a tireoide e outras glândulas e os hormônios secretados por estas. Por conta disso, muitos deles já foram banidos na Europa.
Ainda não se sabe se pesticidas sobrevivem ao processamento e à queima do tabaco ou se acabam na fumaça do cigarro. Segundo Kent Voorhees, da Colorado School of Mines, "não existem dados para estabelecer o possível efeito sinérgico destes pesticidas com os outros compostos que foram identificados no fumo de tabaco".
Abaixo, saiba quais substâncias foram encontradas e como elas afetam (eventualmente) o organismo humano:
-Flumetralina: suspeito desregulador endócrino já banido por uso do tabaco na Europa.

-Pendimethalin: um desregulador endócrino conhecido que afeta a tireóide.
-Trifluralina: um desregulador endócrino que afeta os sistemas reprodutivos e metabólicos.

As duas últimas substâncias, inclusive, podem até ser cancerígenas. Os pesquisadores estudaram uma série de amostras de fumaça de cigarro experimentais e comerciais.
Veja também: