sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Parques de Sorocaba têm cursos gratuitos para as crianças em janeir

02/01/2014 21h30 - Atualizado em 02/01/2014 21h30

Parques de Sorocaba têm cursos gratuitos para as crianças em janeiro

http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2014/01/parques-de-sorocaba-tem-cursos-gratuitos-para-criancas-em-janeiro.html

Cursos serão nos Parques da Biquinha, Água Vermelha e Chico Mendes.
São 160 vagas para crianças e adolescentes.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Os adolescentes terão atividades ligadas ao meio ambiente durante as férias escolares. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba)Parques de Sorocaba terão atividades ligadas ao meio ambiente durante as férias de janeiro
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba)
Os parques da cidade de Sorocaba (SP) irão promover atividades especiais para a garotada durante as férias escolares de janeiro. Os cursos são gratuitos, e serão realizados em diferentes datas e horários nos Parques da Biquinha, da Água Vermelha, João Câncio Pereira e Chico Mendes. Serão oferecidas 160 vagas para crianças e adolescentes. As inscrições poderão ser realizadas no início de janeiro.
A ideia é aproveitar esta época de recesso escolar para ensinar crianças e adolescentes um pouco mais sobre meio ambiente. "Vamos realizar várias atividades, como gincana, teatro, madrugada ecológica, onde eles terão a oportunidade de entrar em contato mais direto com a natureza e conhecer as ações para a conservação do meio ambiente", explica Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente.
Aquagito
De 7 a 11 de janeiro, 40 crianças de 6 a 10 anos poderão participar do Aquagito no Parque da Água Vermelha, no Jardim Europa.
As inscrições devem ser realizadas somente nos dias 2 e 3 de janeiro, das 9h às 16h30, no Centro de Educação Ambiental do Parque da Água Vermelha. É obrigatório levar um comprovante de idade no ato da inscrição. As 40 vagas serão preenchidas por ordem de chegada. O parque fica na rua România, 150, no Jardim Europa. Informações pelo telefone 3221.6643.
Além das oficinas, os participantes também terão a oportunidade de visitar e conhecer o funcionamento do aterro sanitário que recebe atualmente todo o lixo gerado em Sorocaba, e conhecer uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis, para perceber a importância do serviço prestado pelos cooperados para a cidade.
Férias na Bica
De 13 a 17 de janeiro, das 8h30 às 12h, será realizado o curso Férias na Bica no Parque da Biquinha. Ao todo, 80 crianças de 7 a 11 anos vão se divertir durante toda a semana com as atividades de educação ambiental.
Durante toda a semana as crianças participarão de várias atividades em forma de gincana, como bate-papo sobre o tema, oficina de brinquedos com materiais reutilizados, jogos cooperativos, tarefa social e uma saída a campo.
Os pais ou responsáveis pelas crianças devem fazer a inscrição somente no dia 6 de janeiro, das 8h às 12h, no parque. O sorteio será realizado em seguida, às 13h30, com a presença do responsável. É necessário levar o documento original da criança com foto.
O Parque da Biquinha fica na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. Informações pelo telefone 3224.1997.
Naturando
Já de 15 a 18 de janeiro, das 13h às 17h, será a vez dos adolescentes entre 13 e 17 anos participarem do Naturando no Parque Natural "Chico Mendes", no Alto da Boa Vista.
O tema das atividades será "Construindo Cidades na História da Humanidade", e serão abordados aspectos socioambientais da história da humanidade, o surgimento e o futuro das cidades. O curso tem o objetivo de apresentar de forma lúdica e interativa a realidade atual sobre as cidades, de onde surgiram, como funcionam e o que fazer para melhorá-las.
Estão programados jogos interativos, atividades práticas, contação de histórias, tarefas socioambientais, atividades nas trilhas e espaços do parque e uma visita técnica à Biblioteca Municipal, Palácio dos Tropeiros e Câmara Municipal.
Serão oferecidas 40 vagas, que serão preenchidas por sorteio. As inscrições deverão ser feitas entre os dias 7 e 9 de janeiro, das 9h às 16h no "Chico Mendes", localizado na avenida Três de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista.