quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Obras em três parques de Joinville devem ser inauguradas em março

Lazer13/01/2014 | 11h12

Obras em três parques de Joinville devem ser inauguradas em março



Zoobotânico e Caieira passam por revitalização, enquanto Parque Porta do Mar será um novo espaço

Obras em três parques de Joinville devem ser inauguradas em março Phelippe José/Secom,Divulgação
Estaqueamento do trapiche fixo já foi concluído no parque Porta do MarFoto: Phelippe José / Secom,Divulgação
As obras de reforma e revitalização dos parques Zoobotânico, no bairro Saguaçu, e da Caieira, no bairro Adhemar Garcia, entram na reta final, assim como as obras de implantação do Parque Porta do Mar, no bairro Espinheiros.
O objetivo é entregar os três espaços de lazer e turismo em março, mês de aniversário de Joinville. As obras dos parques são vinculadas ao Programa Linha Verde, de implantação do Eixo Ecológico Leste e nove parques interligados por ciclovias, com recursos do Fundo Financeiro de Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).
No Zoobotânico, já foram concluídas as construções da clínica veterinária, da ala administrativa, nova guarita de acesso e reforço na encosta do lago. Estão em execução os passeios de circulação interna e o tratamento em pó de brita para os veículos de serviço. Resta a construção da praça de alimentação e das duas pontes de madeira nas trilhas rústicas, instalação de guarda corpo em diversos pontos do parque, paisagismo e instalação do mobiliário, como lixeiras e bancos.
A rua que dá acesso ao Zoobotânico, Pastor Guilherme Rau, terá melhorias, como a construção de um calçadão entre a rua Saguaçu (em frente à Ajao) e o parque, recape da pavimentação em lajota e reforço do passeio para evitar erosão.
No Parque da Caieira, estão sendo feitos os últimos retoques, como lixamento das madeiras e colocação de pó de brita nos passeios e na rua que fica dentro do parque. Estão sendo investidos R$ 236 mil em espaço para lazer, academia de ginástica da melhor idade, quiosques, parque infantil, paisagismo, reforma com acessibilidade aos sanitários da área do prédio administrativo e receptivo do parque e construção de passeio em deck de madeira para visitação às oficinas líticas.
No Parque Porta do Mar, o estaqueamento do trapiche fixo, que terá 109 metros, foi concluído. A fase atual da obra contempla a montagem das peças pré-moldadas, como vigas e lajes. O trapiche flutuante, com 17 metros e deck de madeira especial, está sendo construído em separado e será transportado para o local.
Já foram concluídas a construção o alargamento dos passeios na rua Antônio Gonçalves e a nova iluminação. A praça com o monumento Porta do Mar vai ganhar guarda corpo e está sendo finalizada a construção de praça com academia da melhor idade. Até a inauguração da obra, será feito o recape do pavimento, sinalização viária e paisagismo.
Já as obras do Mirante do Morro do Boa Vista, que começaram em novembro, estão dentro do cronograma. O estaqueamento já foi concluído. Agora está sendo feita a montagem do bloco de fundação.