sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Consumo menor de cigarro força substituição do cultivo do tabaco

08/01/2014 07h03 - Atualizado em 08/01/2014 09h26

Consumo menor de cigarro força substituição do cultivo do tabaco

Em Santa Catarina, agricultores se viram obrigados a diversificar a lavoura.
Plantio de produtos orgânicos tem sido uma boa alternativa.



Do Globo Rural
2 comentários
Em Santa Catarina, agricultores acostumados a cultivar tabaco se viram obrigados a diversificar a lavoura. O motivo é a diminuição de fumantes. E o plantio de produtos orgânicos tem sido uma alternativa.
Em Santa Rosa do Sul, extremo sul do estado, o agricultor Niozé de Matos não vê boas perspectivas para as próximas safras. A produção, que já foi de 100 mil pés há cinco anos, hoje não passa dos 45 mil. "Eu tinha uma produção bem grande e estou baixando ano a ano. A tendência é acabar com ele e em uns dois anos passar para outra atividade", afirma ele.
O consumo de tabaco no Brasil tem diminuído, em média, 6% ao ano, o que já fez com que cerca de 21 mil famílias deixassem o plantio. Ainda assim, há sobra de estoque no mercado.
Com mais oferta do que procura, os produtores começaram a buscar alternativas de culturas. Dos 8 hectares que era destinados do fumo, Niozé já usa 2 para plantação de banana orgânica. Para isso, ele recebe assistência técnica de uma cooperativa de engenheiros agrônomos vinculados ao Programa Nacional de Diversificação.
Na propriedade de Joreni dos Santos, o fumo foi descartado há três anos. Ela teve um prejuízo de R$ 25 mil depois de perder duas safras seguidas por causa do tempo. Tudo começou com o maracujá e agora a família já cultiva hortaliças e até galinhas. “Com o fumo a gente trabalhava triste, sem lucro, e agora temos a recompensa”, diz.
A família de Joreni consegue uma renda de R$ 2 mil por mês vendendo os produtos para o mercado local. Ela quer investir ainda mais nos orgânicos, porque têm mais valor.