sábado, 25 de janeiro de 2014

Colab.re disponibilizará mapa virtual de mobilidade urbana às cidades-sede da copa do mundo Brasil 2014

Colab.re disponibilizará mapa virtual de mobilidade urbana às cidades-sede da copa do mundo Brasil 2014

http://www.extralagoas.com.br/noticia/12389/geral/2014/01/23/colabre-disponibilizara-mapa-virtual-de-mobilidade-urbana-as-cidades-sede-da-copa-do-mundo-brasil-2014.html

Projeto consiste em coletar fiscalizações e propostas de melhorias das condições das calçadas de cada município, por meio da interação de usuários na rede social Assessoria

No próximo sábado (25), aniversário de São Paulo,  o Colab.re, rede social brasileira para a cidadania, em parceria com o site Catraca Livre, vai disponibilizar ao prefeito Fernando Haddad um mapa virtual, na própria plataforma, com as condições das calçadas do município, em evento na Sala São Paulo. A iniciativa integra projeto que visa a melhoria da mobilidade urbana nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo Brasil 2014.
Fruto da mobilização de usuários na rede social, o projetoconsiste em coletar fiscalizações e propostas de mudanças das condições das calçadas dos municípios brasileiros, a fim de gerar um diagnóstico online que será entregue aos gestores públicos, até junho deste ano. Após passar pela capital paulista, a ação segue para Recife, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Fortaleza, Natal, Manaus e Cuiabá.
 Para Gustavo Maia, sócio-fundador do Colab.re, os mapas virtuais são fruto da incessante vontade do Colab.re e do Catraca Livre em buscar a participação popular na melhoria das cidades. “O nosso objetivo é incentivar uma maior consciência dos gestores públicos em prover melhorias com base em projetos e participação popular", defende.
 Lançado em 2013, o aplicativo Colab.re permite que os usuários interajam entre si e com a gestão pública de todo o Brasil. Assim, as pessoas podem fiscalizar problemas diários, por meio de textos, fotos e geolocalização, propor soluções, e ainda endossar outros relatos, compartilhando-os ou apoiando o pedido de mudança. Além da web, o Colab.re está disponível em aplicativo para os sistemas android e ios. Atualmente, a rede social ultrapassa 30 mil usuários cadastrados em todo o Brasil.
 O Catraca Livre é uma plataforma de jornalismo comunitário que produz notícias com a colaboração de uma rede de contatos, idealizado e sob a gestão do jornalista Gilberto Dimenstein, e distribui essas informações na internet, jornal, rádio e TV. Sob o lema “A cidade na sua mão”, o canal divulga diariamente oportunidades gratuitas ou a preço popular das principais capitais brasileiras nos mais variados serviços. Com foco em cultura, o Catraca Livre também aborda educação, esportes, consumo, trabalho, saúde e empreendedorismo.
 SOBRE O COLAB.RE -  O Colab.re é uma rede social para cidadania que faz a ponte entre cidadãos e cidades, através do envio de fiscalizações de problemas do dia-a-dia, propostas de soluções e avaliações de serviços públicos, para que os gestores públicos gerenciem as demandas e interajam com a população. A plataforma foi lançada em Março de 2013 e em Junho ganhou o prêmio de melhor aplicativo urbano do mundo pela New Cities Foundation. Possui mais de 30 mil usuários e está presente em todas as cidades do Brasil.
A empresa foi criada pelos empreendedores Gustavo Maia, Bruno Acaraty, Paulo Pandolfi, Josemando Sobral e Vitor Guedes. Dentro de seu objetivo de conectar pessoas que compartilham um interesse em comum - as cidades - o Colab.re permite que os cidadãos reportem diariamente os problemas dos centros urbanos, proponham novos projetos e soluções, e ainda avaliem os serviços públicos.
Com isso, é baseado em três pilares:
- Fiscalize – Ferramenta que permite ao cidadão interagir com a cidade, apontando problemas rotineiros, como iluminação pública, trânsito, defesa do consumidor etc.
- Proponha – Espaço pelo qual os usuários colocam suas ideias/projetos em debate com os demais participantes da rede. Para o poder público, um bom banco de ideias.
- Avalie – Espaço para avaliação de serviços, instituições e entidades ligadas ao poder público.
 A plataforma também tem um ranking de interatividade (gamification). A cada participação, o usuário recebe uma pontuação específica, que é somada a um número chamado “colab”. Além da web, a nova rede social também tem aplicativos para iPhone (iOS) e Android. Atualmente o Colab.re está disponível para todas as cidades do país. Para se cadastrar no Colab.re, basta entrar no www.colab.re.