sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Agricultores do PR trocam as lavouras de fumo por morango

17/01/2014 06h32 - Atualizado em 17/01/2014 10h01

Agricultores do PR trocam as lavouras de fumo por morango

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2014/01/agricultores-do-pr-trocam-lavouras-de-fumo-por-morango.html

Lavouras de fumo usam muito agrotóxico e são bastante sensíveis ao clima.
Paraná é o terceiro produtor nacional de fumo e de morango.

Do Globo Rural
1 comentário
Em Prudentópolis, no Paraná, agricultores melhoram de vida com a substituição das lavouras de fumo pelas de morango. O negócio deu tão certo que uma agroindústria foi instalada na região, gerando emprego e aumentando a renda. O estado é o terceiro produtor nacional de fumo e também de morango.
As frutinhas vermelhas surgem em meio ao verde da plantação. Em uma área de pouco mais de ½ hectare, onde antes se plantava fumo, hoje há 35 mil pés de morangos.
Prudentópolis tem 8 mil pequenos produtores. A diversificação das atividades e principalmente a produção de frutas têm ajudado os agricultores a deixar o fumo.
Luiz e Joana Beló investiram aproximadamente R$ 30 mil no cultivo da fruta e contam que, além do capital, a atividade exigiu apoio técnico.
A colheita segue até o fim de janeiro. De outubro pra cá, o casal colheu mais de 20 mil quilos de morangos e já conseguiu cobrir o investimento inicial.
Toda a produção tem venda certa, vai para uma indústria de polpa de frutas do noroeste do Paraná. A sede instalada em Prudentópolis, há apenas um ano e meio, só cresce. "A gente espera nesta safra uma produção de 150 toneladas de frutas e tem planos de crescimento. Ano que vem queremos chegar a 800 toneladas”, diz Ari Borsuk, responsável técnico da indústria.
A indústria fez uma parceria com uma associação de produtores rurais da cidade e emprega 30 mulheres no período de safra. Elas limpam as frutas, que depois são lavadas e embaladas para a indústria.
Muitas também são ex-produtoras de fumo e a produção de morangos dá a elas uma vida melhor.