quarta-feira, 20 de novembro de 2013

The Magical Forest





Publicado em 03/05/2013
BBC Documentary 2012 - The Magical Forest

Secrets of Our Living Planet showcases the incredible ecosystems that make life on Earth possible. Using beautifully shot scenes in the wild, Chris Packham reveals the hidden wonder of the creatures that we share the planet with, and the intricate, clever and bizarre connections between the species, without which life just could not survive.

Discover previously unknown relationships, like why a tiger needs a crab, or why a gecko needs a giraffe. Each week Chris visits one of our planet's most vital and spectacular habitats and dissects it to reveal the secrets of how our living planet works.

Córrego Cheonggyecheon, significa 'água limpa'

Seul, Coreia do Sul . 2002/2005

Os resultados e a história do projeto de restauração do Cheonggyecheon, em Seul, que derrubou uma via expressa elevada e propôs um espaço de lazer em torno ao córrego


Por Peter G. Rowe Fotos Jean Chung
Edição 234 - Setembro/2013

Seul, Coreia do Sul . 2002/2005
Oito anos depois: a história e os efeitos da derrubada de vias elevadas e de leitos carroçáveis que chegaram a transportar 120 mil veículos diários, e soterravam o córrego Cheonggyecheon. Aberto, hoje o córrego é atração turística, passou a ser uma área de lazer aos habitantes e fez diminuir a temperatura no centro da cidade. O medo inicial de um tráfego insuportável nunca se materializou
A presença do Cheonggyecheon no que hoje é Seul data do final do século 14, quando a então cidade murada de Hanyang foi estabelecida na Dinastia Joeson (1392/1910). Naquela época, o Cheonggyecheon era relativamente pequeno, um córrego intermitente que corria de leste a oeste bruscamente pelo centro da capital como um tributário do muito maior rio Han, a sul. Não satisfeito com o córrego em suas condições naturais e inundáveis, os governantes iniciaram seus projetos de retificação, indicando interesses para a segurança e bem-estar públicos. Nessa época, muitas pontes foram construídas cortando o córrego, incluindo uma de importância cerimonial, no caminho que levava ao palácio, com comprimentos consideráveis de taludes de pedra. Com a ocupação colonial japonesa (1910/1945), a orientação pela segurança e saúde públicas continuaram. Foi nessa época que o córrego recebeu seu atual nome, Cheonggyecheon, que significa 'água limpa' em japonês, mesmo que os planos tenham sido cobrir partes do córrego para construir edifícios e leitos carroçáveis.