segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Under the Antarctic Ice - Beauty of The Nature




Coletor sem fios recupera energia perdida no ambiente

Coletor sem fios recupera energia perdida no ambiente

SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Coletor sem fios recupera energia perdida no ambiente. 08/11/2013. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=coletor-sem-fios-recupera-energia-perdida-ambiente. Capturado em 17/11/2013. 
Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/11/2013
Coletor sem fios recupera energia perdida no ambiente
O coletor é formado por cinco células de um metamaterial criado com placas de fibra de vidro e fios de cobre. [Imagem: Duke University]



Usando materiais de baixo custo, dois estudantes da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, construíram um dispositivo de colheita de energia com uma eficiência semelhante à dos modernos painéis solares.
O dispositivo sem fios converte sinais de micro-ondas em corrente contínua capaz de recarregar abateria de um telefone celular ou outro pequeno aparelho eletrônico.
Ele opera segundo um princípio similar ao das células solares, que convertem a energia da luz em corrente elétrica.
Mas, em vez de semicondutores, o conversor utiliza metamateriais, estruturas capazes de capturar várias formas de energia e ajustá-las com objetivos específicos - construir mantos da invisibilidade, por exemplo.
Allen Hawkes e Alexander Katko usaram fios de cobre para construir, sobre cinco placas de fibra de vidro, bobinas que captam micro-ondas.
Submetidas a um campo de micro-ondas de 900 MHz, as placas geraram uma tensão de 7,3 volts - para comparação, os carregadores USB disponibilizam 5 volts.
A potência disponibilizada, contudo, vai depender da energia que estiver disponível no ambiente.
"Queríamos a maior eficiência energética possível," conta Hawkes. "Estávamos com algo em torno de 6 a 10 por cento, mas com este desenho conseguimos melhorar drasticamente a conversão de energia para 37%, o que é comparável ao que é alcançado com as células solares."
Reciclagem de energia
Embora a potência fornecida não seja grande, o mais interessante do projeto é que o coletor de energia pode ser ajustado para captar o sinal de outras fontes de energia, incluindo sinais de satélite, sinais sonoros ou sinais de Wi-Fi.
Isso poderia eventualmente ajudar a reciclar o mar de ondas eletromagnéticas em que estão mergulhadas as cidades atualmente.
Um revestimento de metamaterial instalado no teto, por exemplo, poderia recuperar o sinal Wi-Fi que está sendo perdido e convertê-lo em energia, o mesmo podendo ser feito com as demais frequências.
Outra aplicação poderia ser para melhorar a eficiência energética dos aparelhos, recuperando a potência perdida durante o uso.
"As propriedades dos metamateriais permitem uma flexibilidade de projeto que não é possível com dispositivos comuns, como as antenas," disse Katko.
"Quando as antenas tradicionais ficam próximas umas das outras elas começam a conversar entre si e interferem uma no funcionamento da outra. O processo usado para criar o nosso metamaterial leva esses efeitos em conta, permitindo que as células trabalhem em conjunto," completou.
Com modificações adicionais, os pesquisadores afirmam que o metamaterial coletor de energia poderia ser incorporado em um telefone celular, repondo uma parte, ou mesmo toda a carga da bateria do aparelho sem precisar plugá-lo em nada.
Bibliografia:

A microwave metamaterial with integrated power harvesting functionality
Allen M. Hawkes, Alexander R. Katko, Steven A. Cummer
Applied Physics Letters
Vol.: 103, 163901
DOI: 10.1063/1.4824473

Toxicologia In Silico: Modelos computacionais para avaliação da toxicidade de substâncias químicas


logo

Toxicologia In Silico: Modelos computacionais para avaliação da toxicidade de substâncias químicas
Data: 28 de novembro de 2013
Local: Anfiteatro João Yunes da Faculdade de Saúde Pública da USP, Av Dr. Arnaldo, 715 - Cerqueira César - São Paulo - SP.
Evento gratuito - R.S.V.P - ctsaudepublica@abes-sp.org.br
Realização:
CEAP - Faculdade de Saúde Pública da USP
ABES - SP - Câmara Técnica de Saúde Pública
Ementa
Considerando a evidente necessidade em avaliar uma grande quantidade de substâncias químicas (novas moléculas, contaminantes, impurezas em medicamentos, alimentos etc.) frente à atual tendência da racionalização da utilização animal em testes em todo mundo, surge a necessidade da estruturação de um modelo de cooperação e difusão do conhecimento que promova as interfaces e ações necessárias para o ciclo harmonioso entre a pesquisa, o desenvolvimento, a aplicação, e a aceitação regulatória dos modelos in silico no  Brasil em seus diferentes contextos.
O evento tem como objetivo a discussão sobre atuais necessidades, avanços, perspectivas de aplicação e aceitação regulatória destes modelosno Brasil.
Na oportunidade será feito o lançamento do livro “Toxicologia In Silico: Fundamentos e Aplicações”, que trata da revisão dos principais modelos computacionais (in silico) para avaliação da toxicidade de substâncias químicas.
Público-alvo
Profissionais da área de Pesquisa e desenvolvimento, saúde, meio ambiente, recursos hídricos, órgãos reguladores e empresas relacionadas ao tema.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
13h00 Abertura
Profª Drª. Helena Ribeiro - Faculdade de Saúde Pública - USP
Profª Dr.Pedro Caetano Sanches Mancuso - Diretor CEAP - Faculdade de Saúde Pública - USP
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES - SP
14h00 - 15h30 MESA REDONDA - APLICAÇÕES E AVANÇOS DA TOXICOLOGIA COMPUTACIONAL NA ÁREA DE PESQUISA E REGULATÓRIA
Moderadora: Profa. Dra. Gisela Umbuzeiro - UNICAMP
14h00 - 14h30 - Relações Quantitativas entre Estrutura Química e Atividade Biológica (SAR/QSAR) no planejamento de compostos bioativos
Profa. Dra. Antônia Tavares do Amaral - Instituto de Química da USP
14h30 - 15h00 - Matriz e Esquematização do HESI RISK21: Esclarecimento e Visualização do Processo de Avaliação do Risco
Dra. Ana Carolina Aguirre /  Dr. Tim Pastoor - Syngenta
15h00 - 15h30 - Debate
15h30 - 15h45 - Lançamento da série desvendando os riscos químicos 
Profa. Dra. Maurea Flynn - Intertox
15h45 - 16h30 - Toxicologia Computacional e In Silico
Carlos Eduardo Santos - Intertox
16h45 Encerramento e distribuição gratuita dos livros