quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Seis dicas para prolongar a vida útil dos alimentos

28/10/2013 - 13h42

Seis dicas para prolongar a vida útil dos alimentos


DA BBC BRASIL

Ouvir o texto
A rede multinacional de supermercados Tesco revelou essa semana que mais de dois terços de seus sacos de salada acabam no lixo. O mesmo acontece com 40% de suas maçãs, e com um pouco menos da metade de seus itens de padaria.
Para evitar mais desperdício e dinheiro jogado no lixo, a repórter da BBC Kathryn Westcott reuniu seis dicas para ajudar a prolongar a vida útil dos alimentos.
PÃO
Umedeça com um pouco d'água o pão que ficou duro e coloque-o no forno a uma temperatura de 180º C por cinco ou dez minutos, indica o escritor de gastronomia Stefan Gates.
Na casa de Gates, as baguetes envelhecidas são cortadas em fatias de meio centímetro e colocadas em forno quente (cerca de 50°C) por cerca de 15 a 20 minutos. "O resultado são torradinhas para comer com queijo", diz Gates. "E podem ser armazenadas em saco plástico selado."
BISCOITO
Os biscoitos que ficaram moles podem voltar a vida em apenas cinco minutos se colocados em forno bem quente (180ºC). Mas essa sensação de biscoito fresco não dura muito, por isso é preciso consumir rapidamente.
ALFACE
Há uma série de truques para manter a alface fresca e crocante.
O site Lovefoodhatewaste.com, que dá dicas de como não desperdiçar comida e dinheiro, recomenda separar as folhas e armazená-las em um recipiente com água na geladeira. A água deve ser trocada a cada dois dias.
O blog The Kitchn, que dá dicas de gastronomia, recomenda uma forma mais sofisticada, o chamado "método da toalha de banho", que consiste em cortar as folhas, lavá-las, secá-las com um secador de salada, e espalhá-las sobre uma toalha limpa e deixar secar por algumas horas. Em seguida, enrole a toalha com as folhas dentro, prendendo-a com um elástico de borracha. Retire apenas a quantidade necessária para o dia, e enrole novamente a toalha..
"A alface de saco é mantida em embalagem com gás, por isso quando ele começa a estragar nada pode trazê-la de volta à vida", diz a chefe de cozinha Clarissa Dickson Wright.
No entanto, a alface pode ser revivida deixando-a em água muito fria, podendo adicionar alguns cubos de gelo, durante a noite.
Se isso não funcionar, sopa de alface é uma ótima solução, recomenda a chefe. "Frite um pouco de cebola e alho, adicione o caldo e coloque as folhas de alface. Sirva com croutons feitos de pão velho".
PEPINO
O pepino também pode ser salvo logo antes de ficar completamente ruim.
Se quiser aproveitá-lo por mais alguns dias, corte as pontas que ficaram moles, e coloque o pepino em pé em um pote com água fria, aconselha o site Lovefoodhatewaste.com.
LATICÍNIOS
O site recomenda congelar leite e queijo para prolongar a vida útil desses laticínios.
Rale o queijo antes de congelar, e coloque-o direto do freezer em saladas, lasanhas, e onde mais for desejado.
BANANA
Se suas bananas começarem a escurecer, não se desespere.
Dickson Wright também tem uma solução para aproveitar o máximo da fruta.
A chefe sugere congelar as bananas para fazer sorvete. Primeiro tire a casa e em seguida coloque-a em um processador de alimentos.

Brasil é o melhor país para se visitar em 2014

29/10/2013 - 16h52

Brasil é o melhor país para se visitar em 2014, diz Lonely Planet


DA BBC BRASIL

Ouvir o texto


O famoso guia turístico "Lonely Planet" colocou o Brasil como o melhor país para se visitar no ano de 2014 em uma lista divulgada nesta terça-feira (29).
Em seu ranking anual com sugestões dos melhores destinos, chamado Best in Travel 2014, o guia colocou o país à frente da Antártida (que, apesar de não ser um país, foi incluído na lista), em segundo lugar, da Escócia, em terceiro, da Suécia e do Malauí, respectivamente em quarto e quinto lugares.
O guia destaca, entre outras coisas, a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, como motivos que tornam o Brasil mais atraente para os turistas no ano que vem.
"Como se a infinita costa banhada de sol, as montanhas coloridas com os tons verdes da floresta tropical, algumas das mais lindas vilas coloniais do mundo e a vida selvagem já não se somassem a sua fatia injusta de paraíso, o Brasil ainda conseguiu garantir dois dos mais cobiçados eventos esportivos do mundo, começando com a Copa do Mundo da Fifa em 2014 e seguindo, dois anos depois, com a Olimpíada de 2016", disse o gerente de comunicações do Lonely Planet, Adam Bennett.
"Acrescente uma economia que conseguiu sair da recessão e pronto! O Brasil é a bola da vez", acrescentou.
"O Rio de Janeiro tem feito imensos avanços no combate ao crime e agora oferece aos visitantes uma palpável sensação de segurança nas suas famosas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon; outras cidades que serão sedes da Copa como São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Manaus seguem o mesmo caminho."
Além dos eventos esportivos, o "Lonely Planet" destaca como bons motivos para visitar o Brasil algumas viagens que já são conhecidas dos brasileiros, como "caminhadas pelas grandes dunas varridas pelo vento e salpicadas de lagoas nos Lençóis Maranhenses, explorar igrejas coloniais douradas em cidades congeladas no tempo como Ouro Preto ou nadar em rios que parecem aquários perto de Bonito".
"A diversidade do Brasil deixará você de queixo caído", diz o site do "Lonely Planet".
Paulo Whitaker - 30.jun.2013/Reuters
Estádio do Maracanã recebe a final Brasil x Espanha no Maracanã
Estádio do Maracanã recebe a final Brasil x Espanha no Maracanã
CRITÉRIOS
Os destinos mostrados no livro foram selecionados por alcançarem certos padrões, diz o guia.
"Pode ser que (o destino escolhido tenha) algo especial que vá acontecer naquele ano; pode ser que houve um acontecimento recente e se falou muita coisa sobre o lugar, ou que nós pensamos que (o país escolhido) está em alta e sugerimos que os viajantes o visitem antes que as multidões cheguem lá", afirmou uma porta-voz do "Lonely Planet".
Depois do Brasil, o segundo lugar, a Antártida, foi escolhido pelo guia por ele proporcionar uma chance de se "seguir o caminho de intrépidos exploradores". O ano que vem marca o centenário do início da tentativa frustrada do explorador Ernest Shackleton de cruzar o continente gelado.
Em terceiro lugar ficou a Escócia, devido ao calendário de eventos no país, que vai sediar os Jogos da Comunidade Britânica em Glasgow, e também devido à arquitetura de suas cidades e sua beleza natural.
O guia também fez um ranking das melhores regiões para se visitar em 2014 e a região de Sikkim, no norte da Índia, ficou no topo. Entre as melhores cidades para se visitar no ano que vem, Paris foi a vencedora, em uma lista que inclui também Cidade do Cabo, Xangai e Chicago.
As Ilhas Gregas foram eleitas como melhor destino turístico em termos de custo-benefício, e a Dinamarca foi escolhida como melhor destino para famílias em 2014.

Curso gratuito: “Projetos de Gerenciamento de Solos para Agricultura Sustentável: Monitorando o Carbono no Solo”.

Banco Mundial oferece cursos gratuitos online sobre desenvolvimento e clima

30/10/2013   -   Autor: Fabiano Ávila   -   Fonte: Instituto CarbonoBrasil



e-Institute foi criado pelo Banco Mundial para promover, através da educação a distância, temas como o gerenciamento de riscos climáticos e instrumentos para o desenvolvimento de baixo carbono.

Qualquer pessoa pode se inscrever em seus cursos, que são em inglês e apenas são pagos nos raros casos em que haja envio de material. A seleção dos alunos leva em conta o alinhamento de cada candidato com o tema do curso.
As inscrições para esse curso estão abertas até o dia 8 de novembro, e o público alvo são pessoas relacionadas com atividades agrícolas ou com monitoramento de carbono.
Também no dia 18 começará o “Desenvolvimento de Baixo Carbono: Planejamento e Modelagem”http://einstitute.worldbank.org/ei/course/low-carbon-development que buscará trabalhar conceitos como planejamento dos setores de transporte e energia no sentido de diminuir as emissões de gases do efeito estufa.
Entre os cursos que já foram realizados, podemos destacar “Sistemas de comércio de emissões: utilizando mercados para promover baixas emissões” e “Monitoramento de carbono em projetos florestais no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).
Existem ainda aulas que podem ser assistidas em qualquer momento, sem que haja necessidade de inscrição, exigindo apenas um registro no portal. 
Vale a pena acompanhar o e-Institute, não são comuns cursos gratuitos sobre assuntos tão específicos.