segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Proposta é uma viagem ao passado, com sustentabilidade e contemporaneidade

 | ITU CASA DECOR 2014

Proposta é uma viagem ao passado, com sustentabilidade e contemporaneidade



O prédio do Ituano Clube, com 2 mil metros quadrados, contará com 42 ambientes que mesclarão novidades a serem usadas em residências e locais públicos, além de comerciais: quarto de casal, filhos, banheiros privativos, hall de entrada, cozinha, tudo no piso térreo. Mas no primeiro andar, um salão de festas será o centro das atenções, dividindo espaço com boteco, bar, restaurantes, sacadas, palco, banheiros públicos. "O Ituano Clube é um patrimônio local, faz parte de nossa história", emendou a idealizadora da mostra, Renata Fraia.

Fundado em 15 de novembro de 1923, o Ituano Clube nasceu com a proposta de abrigar amantes do carteado. Com sede própria, ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, foi ao auge entre as décadas de 40 e 70. Neste período e até a década de 80, também sediou os bailes luxuosos da sociedade ituana, como Carnaval, Reveillon e Havai, marcando gerações de associados e pessoas de todo o Estado. Mas no início dos anos 90 começou a decair, principalmente devido a abertura de boates, até que fechou as portas há alguns anos.

Até por isso a proposta da mostra é uma viagem ao passado glorioso do clube. "Deixamos aos profissionais a liberdade de destacar nossa história e cultura por meio de inovações e tecnologias", acrescentou Renata Jancowski. São profissionais de 11 cidades da região, mais a grande São Paulo que também criarão ambientes focados na sustentabilidade. "Para motivá-los a trabalhar com o conceito, manteremos o Premium Sustentabilidade", destacou ela que explicou ainda: "Durante a Copa, os visitantes poderão assistir os jogos da seleção no boteco do primeiro andar. A entrada será limitada devido ao espaço", avisou.

Mostra

Em edição comemorativa, a mostra celebra seus 5 anos de existência e mais a entrada para o calendário nacional de mostras de arquitetura, decoração e paisagismo. E justamente por causa da Copa do Mundo, o evento, que acontece sempre em abril de cada ano, em 2014 acontecerá entre maio e julho. Segundo o prefeito local, já está em andamento um plano estratégico de logística para atender os profissionais durante a composição da mostra e durante o evento também, quando agentes de trânsito auxiliarão no tráfego central.

Nos últimos dias da mostra, vários elementos decorativos estarão à venda ao público interessado. E as benfeitorias do prédio ficarão para o clube, que atualmente é mantido por cotistas. "Nosso objetivo é devolver a cidade de Itu um de seus grandes patrimônios culturais", afirmou Fraia. Há expectativa de que o local volte a funcionar após a mostra. O Ituano Clube fica na Praça Padre Miguel, conhecida como Praça da Matriz ou do Orelhão, número 118, Centro Histórico de Itu.

Notícia publicada na edição de 27/10/13 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 002 do caderno Casa e Acabamento - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h