Cinco lições de sustentabilidade para ensinar às crianças


 Foto: Eco DesenvolvimentoFoto: Eco Desenvolvimento
É comum ver crianças curiosas e que gostam de brincar com eletricidade e água, causando um desperdício significativo desses recursos. Também é verdade que não há nada melhor do que aprender a importância do meio ambiente ainda nos primeiros anos de vida, até porque assim formam-se adultos conscientes. Listamos cinco dicas bem bacanas para transmitir aos pequenos.
Ao pensar nisso, o EcoD listou cinco lições essenciais de sustentabilidade para ensinar a uma criança, com base no site Eco Friend. Conheça:
Desligar os aparelhos que não estão em uso
 
É comum ver crianças deixando jogos eletrônicos ligados e sem uso. Alerte-as!
Foto: jDevaun
Este é o meio mais comum de desperdício de energia: deixar luzes, ventiladores, ar-condicionados, TVs e computadores ligados sem uso. O impacto dessa prática não diz respeito apenas ao consumo de energia, mas também resulta no aumento do valor da conta de luz. Por isso é melhor alertar as crianças sobre o consumo de energia ainda quando elas estão pequenas, a fim de que esse cuidado se torne um hábito para toda a vida. 
Os jovens, geralmente gostam de equipamentos como os vídeo-games, que normalmente são mantidos ligados pelas crianças mesmo depois de terem acabado de jogar. Talvez a melhor maneira de começar esse ensinamento seja alertando quanto aos jogos eletrônicos.
Fechar as torneiras corretamente
 
Ensine as crianças a não desperdiçar água
Foto: LadyDragonflyCC
É natural que as crianças gostem de brincar com água e não saibam a dimensão dos problemas de desperdício. Algumas até deixam as torneiras totalmente ou parcialmente abertas depois de obter a quantidade desejada de água. Ensine-as o porquê de mantê-las completamente fechadas.
A organização não governamental WWF-Brasil revelou que é grande o desperdício de água entre os brasileiros: mais de 80% da população consultada em 26 estados da Federação reconheceram que vão ter problemas de abastecimento de água no futuro e, desses, 68% reconheceram que o desperdício de água é a principal causa desse problema. Por isso, mantenha as crianças informadas.
Retirar os dispositivos das tomadas quando não estiverem sendo utilizados
 
Retire os carregadores da tomada
Foto: George Redgrave
Não é estranho ver crianças e até adultos deixando o carregador do celular e de pilhas ligados na tomada mesmo sem estar em uso. Muitos deles não entendem a real importância de não realizar essa prática.
Na verdade, sempre que uma tomada está ligada, independentemente do dispositivo estar sendo usado ou não, ele consome energia. O ideal é que as crianças aprendam essa realidade desde pequenas.
Incentivar a reutilizar materiais
 
Habitue a criança ao ato de reciclar
Foto: lievensoete
Um passo mais largo para se conquistar um estilo de vida mais sustentável é a reciclagem de materiais. Incentive-os a reaproveitas sacos plásticos, papéis e brinquedos - a prática também vai auxiliar na educação dos pequenos. Além de poupar o meio ambiente, o jovem vai aprender a consumir produtos com consciência.
Cultivar hábitos de leitura sobre o meio ambiente
 
Incentive ao conhecimento sobre o meio ambiente
Foto: Librarian In Black
Incentivar a criança à leitura é, comprovadamente, muito importante para o seu desenvolvimento social e intelectual. Mas que tal apresentá-los a obras sobre o meio ambiente?
Alertá-la para a realidade do mundo em que vive e ensinar-lhe a buscar aprender sobre o meio ambiente, pode ajudá-la a ser um adulto mais consciente e que preserva mais o mundo em que habita.
Eco Desenvolvimento