sábado, 21 de setembro de 2013

Festival MorroStock terá banheiro seco, tendas de bambu e saneamento ecológico

Sustentabilidade20/09/2013 | 07h21

Festival MorroStock terá banheiro seco, tendas de bambu e saneamento ecológico

Uma das vantagens dos banheiros secos é a de não utilizar água, o que evita o lançamento de dejetos em tubulações ligadas a centros de tratamento ou diretamente em rios e lagos


Festival MorroStock terá banheiro seco, tendas de bambu e saneamento ecológico Morrostock/Divulgação
Morrostock acontece anualmente em sítio de SapirangaFoto: Morrostock / Divulgação









O festival MorroStock 2013, que ocorre de 4 a 13 de outubro no sítio Picada Verão (Sapiranga), contará com um projeto de bioconstruções e saneamento ecológico capitaneado pela equipe do Espaço Naturalmente em parceria com o biólogo Diego França e a arquiteta Teresa Dominot.
A estrutura física envolverá a construção de banheiros secos, saneamento ecológico e bioconstruções com bambu, que já começam a ser erguidas neste mês. Uma das vantagens dos banheiros secos é a de não utilizar água, o que evita o lançamento de dejetos em tubulações ligadas a centros de tratamento ou diretamente em rios e lagos. Além disso, eles produzem composto orgânico que pode ser utilizado como fertilizante agrícola no final do processo. 
O saneamento ecológico das águas residuais da praça de alimentação e dos chuveiros frios consiste no reaproveitamento de esgotos produzidos em atividades como lavar louça, lavar roupa e tomar banho. Por não serem contaminados, eles são chamados de "água cinza", sendo tratáveis no próprio local, diminuindo custos e recursos com transporte. A água cinza equivale de 50% a 80% do esgoto residencial e, sendo gerada por todas as casas saneadas, é um grande poluente.
Além das estruturas de saneamento, o MorroStock também contará com tendas de bambu, no lugar das tradicionais estruturas de metal e lona, geralmente usadas em eventos desse porte. O bambu, por ser um material leve e de baixo custo, pode ser uma alternativa viável às construções convencionais. No festival, tendas desse material abrigarão a feira de artesanato, a bilheteria e o Espaço Naturalmente, que estará instalado próximo ao palco divulgando assuntos relacionados à permacultura e bioconstruções.
Três oficinas serão ministradas durante o MorroStock. O encontro sobre Compostagem de Resíduos Orgânicos (5 e 12 de outubro às 11h) pretende construir uma composteira para a cozinha e o público acampado. A oficina de Construção em Bambu (5 e 12 de outubro às 15h) ensinará os usos e aplicações do material, sua morfologia, manejo, colheita e os tratamentos possíveis. Haverá também uma oficina sobre o método de plantio chamado Espiral de Ervas (5 de outubro às 13h), que consiste em um canteiro em formato helicoidal, com diferentes microclimas e uma maior diversidade de espécies plantadas.
A Exposição Permacultura trará diversos materiais como fotos, cartazes e cartilhas, além de modelos de técnicas do assunto. A mostra estará na tenda de bambu da equipe de Bioconstrução durante todos os dias do Festival, sob a responsabilidade da Equipe Naturalmente e do bioconstrutor Diego França.
Termo cunhado no início dos anos 1970, na Austrália, permacultura é uma síntese de práticas tradicionais agrícolas e construtivas que mescla conhecimentos ancestrais e descobertas da ciência moderna. Com métodos de desenho integrados para criar um "ambiente sustentável", que pode ser aplicado em casas, cidades ou áreas rurais, a permacultura envolve também fatores sociais, econômicos e sanitários, buscando desenvolver uma disciplina "holística" de organização de sistemas. 
O permacultor busca agir imitando a natureza e utilizando seus padrões: criando paisagens comestíveis, utilizando técnicas sustentáveis, tratando as águas através de filtros biológicos, fazendo a compostagem das sobras orgânicas da cozinha, entre outras práticas renováveis. Para que não haja desperdícios, é dever do permacultor organizar um plano de gerenciamento de resíduos, utilizando tecnologias apropriadas a cada região.
Entre as atrações do festival estão as bandas Ratos de Porão, Krisiun, Arthur de Faria e Seu Conjunto, Cartolas e Tenente Cascavel.