terça-feira, 27 de agosto de 2013

Dia 3 de setembro, às 10h todos na manifestação com camiseta preta no gabinete do Prefeito!

27/08/2013 - 19h41

'Tudo estava errado' em obra que desabou em SP, afirma Haddad


http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/08/1332945-tudo-estava-errado-em-obra-que-desabou-em-sp-afirma-haddad.shtml

GIBA BERGAMIM JR.
DE SÃO PAULO


O prefeito Fernando Haddad (PT) disse que "tudo estava errado" na obra que desabou matando 7 pessoas na manhã desta terça-feira. A começar pela documentação da obra, que estava irregular. Além dos mortos, 26 pessoas ficaram feridas e há desaparecidos.
"A prefeitura avalia aspectos formais da obra, se a obra está de acordo com a legislação da cidade. Nem isso foi observado [pela empresa que construiu] nesse caso específico", afirmou Haddad. A administração aplicou duas multas ao dono da obra de abril para cá ao identificar que não havia alvará para a obra.
"Mesmo se a obra fosse regular, isso não iria eximir o engenheiro responsável pela segurança física da obra. Nesse caso, além dos aspectos técnicos que não foram observados, também houve falhas do ponto de vista formal e jurídico ", disse Haddad.
Segundo ele, não é função dos fiscais da prefeitura avaliar se a obra é segura, mas sim confirmar se a construção está dentro das leis de uso e ocupação do solo. Garantir a segurança da obra, é responsabilidade do engenheiro. "Cabe à policia apurar a parte criminal e eventualmente indiciar os responsáveis pela morte", afirmou.
DESABAMENTO
O imóvel tinha dois pavimentos e ficava na avenida Mateo Bei, altura da rua Margarida Cardoso dos Santos. No local estava em construção uma loja de roupas. Antes, o endereço abrigava um posto de gasolina. Ao todo, cerca de 35 pessoas estavam no prédio.
"O teto desabou e foi levando tudo. Corri para um quarto, duas paredes caíram, mas o teto ficou. Só bati um pouco o braço, nada grave. Quem me salvou foi Deus", afirmou o eletricista Bento Lopes, 37, que conseguiu tirar cinco pessoas dos escombros. Para sair, ele disse ter arrastado o corpo por entre os escombros e encontrado espaço ao lado de caixas de piso, que seguraram as lajes e criaram espaço para sua fuga.
Durante a tarde, ele foi levado pela PM ao 49º DP (São Mateus) para prestar depoimento. Lopes disse que seu celular ficou no desabamento e só sossegou quando conseguiu avisar a mulher e a filha, de 15 anos, que estava tudo bem quando usou o telefone de um amigo.

Prédio desaba na zona leste de SP

 Ver em tamanho maior »
Junio Lago/Uol
AnteriorPróxima
Bombeiros continuam o trabalho de busca por vítimas do desabamento de um prédio na zona leste da capital paulista Leia mais
RESPONSÁVEIS
O advogado Edilson Carlos dos Santos, que representa o dono do prédio, Mustafa Abdallah Mustafa, afirmou que modificações feitas por uma empresa de engenharia depois que o galpão já havia sido entregue à rede de lojas Torra Torra podem ter causado o acidente.
Segundo Santos, a obra foi entregue em julho para a Torra Torra, que alugou o imóvel para fazer uma nova unidade. Ele diz que funcionários da empresa Salvatta Engenharia teriam feito escavações no terreno. A empresa, sempre segundo o advogado, estava fazendo alterações para a instalação de elevadores e escadas.
Já a Salvatta Engenharia disse em nota ter sido vítima "da irresponsabilidade dos proprietários" do imóvel. A nota também é assinada pelo Magazine Torra Torra, que contratou a empresa.
De acordo com o texto do Torra Torra e da Salvatta, a responsabilidade pela construção foi do dono do prédio. "As chaves do imóvel ainda não foram entregues pelo proprietário, porque as obras a que se obrigou não foram concluídas. Também não houve a entrega do Alvará de Construção e nem do Projeto Executivo", diz trecho da nota.


Editoria de Arte/Folhapress


Geólogo, Arquiteto e Engenheiro
autor: engº Frederico Jun Okabayashi


São Paulo precisa do meio ambiente construído 

e recuperar o que foi destruído

Geólogo, Arquiteto e Engenheiro

Cuidam da Terra, Verde, Água e Ar, mas do nosso Povo primeiro

Por isso fazem um justo pedido ao Prefeito:

Merecem valorização e respeito!



2013-08-24_163802

Um milhão de baratas escapam de criadouro em cidade na China´...é só comer.

26/08/2013 - 15h23

Um milhão de baratas escapam de criadouro em cidade na China


DA AFP, EM PEQUIM




Mais de um milhão de baratas escaparam de um criadouro no leste da China, onde um especialista sanitário pediu aos habitantes dos arredores para manter a calma, informou neste domingo a imprensa local.

Segundo o jornal "Xiandai Kuaibao", as baratas eram usadas para a fabricação de medicamentos tradicionais chineses e estavam em um viveiro da cidade de Dafeng, na Província de Jiangsu.

Os insetos escaparam após "um indivíduo não identificado" destruiu o viveiro de reprodução. As autoridades sanitárias da Província de Jiangsu enviaram cinco especialistas encarregados de uma operação de desinfecção para eliminar os insetos.

Um deles pediu que a população não entre em pânico. O proprietário da granja, Wang Pengsheng, investiu este ano cerca de 100 mil iuanes (R$ 38.800) para adquirir 102 quilos de ovos de periplaneta americana, uma espécie de barata.