quinta-feira, 22 de agosto de 2013

CREA realiza Congresso Projetos Sustentáveis

Na era da sustentabilidade CREA realiza Congresso Projetos Sustentáveis

Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2013 / 18:00


O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (CREA) acredita que “Conhecer outras ideias é a raíz da solução”. Pensando nisto e levando em conta a carência de políticas públicas e projetos que colaborem com o meio ambiente, direcionados para o estado de Rondônia, o CREA traz para Porto Velho o ‘Congresso Projetos Sustentáveis’.
O grande evento contará com oito palestras que acontecerão durante os cinco dias de congresso entre os dias 26 e 30 de agosto no auditório da Uniron do Porto Velho Shopping, ministradas pelos mais renomados profissionais da engenharia e estudiosos de projetos ambientais, atualmente uns dos temas mais debatidos na era da sustentabilidade.
As inscrições para o Congresso Projeto Sustentáveis são gratuitas e o evento é voltado para os profissionais da área, gestores públicos e privados e futuros profissionais, a exemplo dos universitários.
Entre os palestrantes que chegam de várias regiões do Brasil, todos com experiências comprovadas, tanto no meio acadêmico como na prática, Sérgio Cirelli Ângulo, abordará o tema Construção Sustentável no primeiro dia do congresso. Confira o currículo de Sérgio Ângulo.
SÉRGIO CIRELLI ÂNGULO
Sérgio Ângulo é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina (UEL -1999), mestrado em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2000), doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2005), pós-doutorado em Eng. Minas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2006) e pós-doutorado pela Bauhaus Universität Weimar (2007).
Ângulo foi docente do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina (2001) e Universidade Estadual de Campinas (2009-2010). Atuou também como pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (2008-2012). Hoje atua como docente da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em regime de dedicação exclusiva.  
Sérgio Ângulo também é especializado em gestão de resíduos da construção, tecnologia de reciclagem e desenvolvimento de materiais de construção, conteúdo que será abordado em sua palestra durante o evento.
Ainda no primeiro dia do Congresso Projetos Sustentáveis, o segundo palestrante, o renomado engenheiro eletrotécnico,Franciso Américo Hauser abordará o tema, PDI - Projeto de Desenvolvimento Integrado Governamental e Empresarial do Estado de Rondônia. Confira o excelente currículo do Sr. Hauser.
FRANCISCO AMÉRICO HAUSER 
Francisco Américo Hauser é diretor e consultor sênior da Hauser Estratégia & Participação (HEP) e consultor técnico sênior da OSCIP - Centro PRESERV de Promoção do Desenvolvimento Sustentado.
 Hauser graduou-se engenheiro eletrotécnico pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie em 1968 e em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie em 1970.
O engenheiro iniciou sua carreira profissional com planejador e executor da construção e montagem de linhas de transmissão de alta voltagem tendo realizado mais de 3.000 km de obras em todo Brasil, destacando-se o sistema de transmissão das Usinas Hidroelétrica de Tucuruí (PA), São Simão (MG), Foz do Areia (PR), Água Vermelha (SP) e outras dos sistemas de transmissão da Cia. Vale do Rio Doce (Carajás), Cemig, Cesp, CPFL, CBEE, Eletronorte, Eletrosul e Light, tendo trabalhado ainda na montagem de inúmeras subestações e obras industriais.
Como consultor em planejamento estratégico trabalhou para as empresas,Cetenco Engenharia, Sociedade Brasileira de Eletrificação (SBE), Servix Engenharia, Sul Americana de Engenharia (SADE), Camargo Corrêa, Mendes Junior, Golden , Nova Fase Consultores Associados e Grupo Técnico de Projetos (GTP). 
Como consultor independente realizou trabalhos nas áreas de pesquisa e implantação de sistemas integrados de mineração, energia elétrica, saneamento básico, ecoturismo e integração social nas regiões da Amazônia Legal e do Nordeste Brasileiro.
Como diretor contratado trabalhou no sistema de expansão da TELERJ para a Continental Essede Empreendimentos. Já como empresário foi diretor presidente da Simenthal S.A. Agro Pecuária (MT), também foi diretor cotista da Hauser & Cia Ltda., projetos e montagens industriais e da GDN Consultores Associados S/C Ltda.
Atualmente é diretor da HD Consultoria S/C Ltda e como procurador da Fundação Franco Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento, executou o planejamento do Programa de Regularização Fiscal do Estado de Sergipe (PROFAZ ) e executou o Planejamento Estratégico de Recuperação dos Ativos Financeiros do Estado de Rondônia.
O CONGRESSO
Não perca esta oportunidade. Inscreva-se e participe do Congresso Projetos Sustentáveis que celebrará os 30 anos do CREA em Rondônia com muito conhecimento e idéias que irão contribuir para o desenvolvimento de Rondônia e para carreiras dos atuais e futuros profissionais que têm como missão, o desenvolvimento de projetos favoráveis ao meio ambiente.
Confira a programação do evento:
PALESTRANTES E TEMAS
Dia 26/08
Manhã - Sérgio Ângulo - Tema 1 - Construção sustentável
Tarde - Francisco Américo Hauser - Tema 2 - PDI - Projeto de Desenvolvimento Integrado Governamental e Empresarial do Estado de Rondônia.
Dia 27/08
Manhã - Francisco Américo Hauser - Tema 3 - Projeto Rondônia Agroflorestal.
Tarde - Clóvis Benvenuto - Tema 4 - Política Nacional de Resíduos Sólidos e as Soluções a curto médio e longo prazo – compromisso de todos.
Dia 28/08
Manhã - Mário José Pereira - Tema 5 - Águas Subterrâneas
Tarde - Paulo Cézar Bodstein Gomes - Tema 6 - Bacias Hidrográficas no Estado de Rondônia.
Dia 29/08
Manhã - Valdemar Arl - Tema 7 - Agroecologia como ciência para construção de uma agricultura mais sustentável.
Tarde - Marta Obelheiro - Tema 8 - Mobilidade Urbana Sustentável.
Dia 30/08
Manhã - José Márcio Fernandes - Tema 9 - Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil – Case Tecverde