quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Chuva sólida: solução real para a seca, ou é só trovoada?

Chuva sólida: solução real para a seca, ou é só trovoada?

Com informações da BBC - 20/08/2013

Chuva sólida: solução real para a seca, ou é só trovoada?
Um litro de água pode ser absorvido por apenas 10 gramas do produto, segundo seu inventor.[Imagem: Solid Rain]


Chuva sólida
Segundo a ONU, a maior parte da água usada no planeta vai para a irrigação, e não para as pessoas beberem.
Sendo assim, o engenheiro químico mexicano Sérgio Jesus Rico Velasco afirma ter a solução para economizar água e levar a agricultura para as áreas mais carentes de água.
Velasco criou um produto chamado "Chuva Sólida", um pó capaz de absorver enormes quantidades de água e ir liberando o líquido aos poucos, para que as plantas possam sobreviver durante períodos sem chuva.
Um litro de água pode ser absorvido por apenas 10 gramas do material, que é um tipo de polímero absorvente originalmente criado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Nos anos 1970, o USDA desenvolveu um produto superabsorvente feito de um tipo de goma. Ele foi usado principalmente na fabricação de fraldas, para absorver o xixi e evitar que a criança se molhe e desenvolva assaduras.
Mas Velasco viu no produto um potencial muito mais promissor: em vez de tirar a água de onde ela não é bem-vinda - os fundilhos do bebê - ele decidiu levar e manter a água onde ela é mais necessária.
Ele então desenvolveu e patenteou uma versão diferente da fórmula, que pode ser misturada com o solo para reter a água.
Propaganda
O engenheiro vem vendendo a "Chuva Sólida" no México há cerca de 10 anos, mas só agora começou a ganhar os noticiários internacionais, devido à busca por tecnologias que possam ajudar a enfrentar o problema de falta d'água.
O inventor afirma que o governo mexicano testou o produto e concluiu que a colheita pode ser ampliada em 300% quando sua "chuva sólida" é misturado ao solo.
A empresa recomenda usar cerca de 50 quilos do produto por hectare (10 mil metros quadrados), embora essa quantia custe cerca de US$ 1.500 (o equivalente a R$ 3.500).
"[A chuva sólida] funciona encapsulando água e pode durar 8 a 10 anos no solo, dependendo da qualidade da água. Se você usar água pura, ele dura mais, afirmou Edwin González, vice-presidente da empresa.
Oposição
A professora Linda Chalker-Scott, da Universidade do Estado de Washington, nos EUA, contesta o uso do produto, afirmando que, quando ele começa a secar, ele suga água do solo, agindo no sentido oposto.
Segundo ela, usar adubo de lascas de madeira produz o mesmo efeito e é significantemente mais barato.
González, no entanto, tem uma opinião diferente: "Os outros concorrentes não duram três ou quatro anos. Os únicos que duram tanto são os que usam sódio em suas fórmulas, mas eles não absorvem tanto."

REUNIÃO TÉCNICA INÉDITA SEESP/SASP/SIGESP/SINDSEP/SEAM

Registramos este momento histórico!

Conseguimos chegar a um consenso entre as entidades SEESP/SASP/SIGESP/SINDSEP/SEAM!
 
Atitude sustentável: Todos unidos nesta luta!

Agora precisamos do apoio maciço das bases no dia 3 de setembro!

Imagem inline 1

Imagem inline 2

Imagem inline 3



Colegas engenheiros, arquitetos e geólogos: É agora ou nunca!



 

REUNIÃO TÉCNICA INÉDITA SEESP/SASP/SIGESP/SINDSEP/SEAM




Comunicamos o avanço no encaminhamento da categoria dos engenheiros, arquitetos e geólogos, das entidades sindicais e associativas neste dia de 21/08/13 na sede do SEESP.

Encaminhamentos deliberados:

  1. Ratificação da proposta ao governo de 8,5 SM para padrão inicial de nossas carreiras.
  2. Não permitir alteração do atual modelo da tabela de referencias e níveis para evitar alteração de lei e não permitir procrastinar o aumento dos vencimentos.
  3. Audiência com o Prefeito com as cinco entidades presentes.
  4. Divulgar para a mídia nossas negociações e propostas com o SINP - Sistema de Negociação Permanente. 
  5. Elaborar documento unificado com as cinco entidades, com finalidade de cobrança junto ao governo solicitando transparência das propostas até o dia 03/09/13.
  6. Proposta de mobilização da categoria, no dia 03/09/13, 10:00h, utilizando-se de camiseta preta em sinal de luto e protesto contra o desrespeito à categoria dos técnicos da PMSP. 

 
SEESP-SASP-SIGESP-SINDSEP-SEAM