quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Vão poluir Marte?

05/08/2013 - 03h03

Voluntários de viagem sem volta para colonizar Marte se reúnem nos EUA

DA FRANCE PRESSE

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2013/08/1321690-voluntarios-de-viagem-sem-volta-para-colonizar-marte-se-reunem-nos-eua.shtml

Os primeiros voluntários para realizar uma viagem sem volta a Marte se reuniram no sábado em Washington para assistir a uma apresentação da missão privada que visa a colonizar o planeta daqui a alguns anos.
Quarenta pessoas vindas de várias partes dos EUA e do Canadá participaram, na Universidade George Washington, a apresentação do cientista holandês Bas Lansdorp, presidente e cofundador da empresa Mars-One.
Fabienne Faur/AFP
Bas Lansdorp, CEO e cofundador da Mars-one, fala no encontro na Universidade George Washington University, enquanto Robert Zubrin, presidente e fundador da Mars Society é visto via Skype
Bas Lansdorp, CEO e cofundador da Mars-one, fala no encontro na Universidade George Washington University, enquanto Robert Zubrin, presidente e fundador da Mars Society é visto via Skype
Essa iniciativa privada sem fins lucrativos foi lançada em abril passado e pretende enviar uma equipe de desbravadores a Marte em 2022.
"Estabelecer uma colônia permanente em Marte implica ir sem voltar. Isso parece impressionante, mas não se pode esquecer que na história de nosso planeta, as pessoas que partiram em viagens de exploração deixaram para trás suas famílias", explicou Lansdorp.
A Mars-One disse que os quatro primeiros voluntários chegarão a Marte depois de uma viagem de sete meses, em 2023. A colônia deve ser abastecida a cada dois anos.
A primeira missão terá um custo de 6 bilhões de dólares, que a empresa ainda não conseguiu arrecadar. Doações estão sendo feitas para o projeto, mas Lansdorp não indicou o montante atual.
"A primeira missão terá como objetivo trabalhar no sistema de suporte de vida", afirmou ainda o responsável, admitindo que o meio ambiente em Marte é muito hostil, carece de oxigênio e tem temperatura média de -63ºC.
Cerca de 78 mil voluntários se candidataram para a aventura, que dará origem a novos processos de seleção.