terça-feira, 9 de julho de 2013

Radiação de água em Fukushima sobe 90 vezes em apenas 3 dias

Usina | 09/07/2013 07:41

Radiação de água em Fukushima sobe 90 vezes em apenas 3 dias


O aumento dos níveis de césio pode ser resultado da mistura do barro contaminado após o acidente nuclear de 2011 com a água subterrânea proveniente das montanhas

REUTERS/Noboru Hashimoto
Funcionário mede radiação na usina de Fukushima, administrada pela Tepco
Funcionário mede radiação na usina de Fukushima, no Japão, administrada pela Tepco
Tóquio - Amostras de água subterrânea recolhidas na usina nuclear de Fukushima, no Japão, têm um nível de césio radioativo até 90 vezes maior do que as analisadas há apenas três dias, informou nesta segunda-feira a operadora da central.
A Tokyo Electric Power (Tepco) disse que coletou amostras de água em um ponto de controle situado entre os reatores e o Oceano Pacífico com 9.000 becquereles por litro de césio-134 e 18.000 becquereles por litro de césio-137, dois materiais altamente radioativos.
O dado representa quase 90 vezes mais que os 99 becquereles por litro de césio-134 e os 210 becquereles por litro de césio-137 detectados nas amostras extraídas pelos operários da central em 5 de julho.
"Continuamos combatendo este problema com os meios que dispomos, enquanto intensificamos a aplicação de medidas de prevenção, como uma maior proteção da margem do mar e acompanhamento das análises das perfurações em zonas adicionais", explicou s operadora.
No momento, a principal preocupação no trabalho para desmantelar a central é a acúmulo, no subsolo das instalações que abrigam os reatores nucleares, de água contaminada, líquido que aumenta diariamente pelo vazamento de água subterrânea proveniente das zonas contíguas.
Por enquanto se desconhece as causas do aumento substancial dos níveis de contaminação, mas um porta-voz da companhia indicou hoje a possibilidade de que seja o resultado da mistura do barro contaminado com césio após o acidente nuclear de 2011 com a água subterrânea proveniente das montanhas.
A Tepco não confirmou se essas substâncias radioativas estão vazando para o mar e anunciou que extrairá novas amostras de água marinha.
Após o acidente nuclear de Fukushima, em 2011, o pior desde Chernobyl, em 1986, cerca de 3.500 trabalhadores lutam diariamente na central japonesa para concluir a crise atômica, um trabalho que poderá se prolongar durante os próximos 30 ou 40 anos.

Médicos estrangeiros chegarão ao País em agosto...globalização?

Médicos estrangeiros chegarão ao País em agosto

Profissionais virão da Espanha e de Portugal; na 2ª fase, em outubro, será a vez dos cubanos

06 de julho de 2013 | 8h 29


LÍGIA FORMENTI - Agência Estado
Médicos estrangeiros recrutados no programa que o Ministério da Saúde lançado na segunda-feira (1º) começam a trabalhar em setembro nos municípios brasileiros. Documento preliminar ao qual a reportagem teve acesso mostra que os profissionais selecionados no edital de chamamento deverão desembarcar no País em agosto e, dias depois, serão encaminhados para o processo de capacitação, com duração prevista de três semanas.   O projeto prevê que, na primeira etapa de agosto, serão convocados profissionais procedentes da Espanha e de Portugal. Na segunda fase, programada para outubro, começam a chegar profissionais procedentes de Cuba. Na terceira fase, inicialmente prevista para novembro, viriam médicos de outros países.   A estimativa é de que, neste ano, cheguem 4 mil profissionais estrangeiros para trabalhar nos serviços públicos de saúde municipais. Em três anos, o governo prevê que 10 mil médicos formados no exterior cheguem ao País. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. 

Maços de cigarro "falantes" podem ajudar a combater vício

01/07/2013 - 18h23

Maços de cigarro "falantes" podem ajudar a combater vício

DA BBC BRASIL

http://www1.folha.uol.com.br/bbc/2013/07/1304496-macos-de-cigarro-falantes-podem-ajudar-a-combater-vicio.shtml

Cientistas escoceses desenvolveram um maço de cigarro que "fala" e passa informações sobre os riscos do fumo à saúde.
Assim que a embalagem é aberta, o maço solta mensagens em áudio alertando para o risco de infertilidade para quem fuma e também divulgando um número de telefone para quem quiser ajuda para deixar o vício.
Os pesquisadores, da Universidade de Stirling, dizem que os maços falantes mostraram eficiência durante testes com grupos de mulheres entre 16 e 64 anos de idade.
Um estudo ainda maior está para ser conduzido, com testes em maior escala envolvendo homens e mulheres a partir dos 16 anos.
Para Sheila Duffy, da fundação anti-fumo Ash Scotland, a ideia dos pesquisadores de Stirling seria benéfica para os fumantes.
"Eu avalio como bem-vinda a sugestão para que utilizemos formas criativas para levar mensagens que ajudem as pessoas a se libertar do vício", destaca Duffy.
No entanto, "nós precisamos de pesquisas mais acuradas para avaliar o potencial impacto de qualquer novo tipo de embalagem em pessoas de todas as idades".
Já Alison Cox, da fundação Cancer Research UK, disse que sua entidade financiou a pesquisa da Universidade de Stirling numa tentativa de "ver se ferramentas de marketing (típicas) da indústria do tabaco podem ser utilizadas para ajudar fumantes a deixarem o vício (em vez de serem usadas para vender cigarros)".